O FC Porto recebe esta terça-feira o Athletic Bilbau, num jogo que tem tanto de importante como de histórico, uma vez que os bascos apadrinharam a estreia da formação nortenha nas competições europeias, corria a época 1956/57. Além disso, o encontro será especial para Julen Lopetegui, técnico do clube nortenho, que defrontará pela primeira vez uma equipa do País Basco (de onde também é natural) enquanto treinador de um clube.

Os bascos, orientados pelo checo Ferdinand Daucík, eram os campeões espanhóis em título (55/56) – à frente do Real Madrid, de Di Stéfano, e do Barcelona, de Kubala – e apresentavam-se, então, como uma das potências do futebol europeu.

A primeira mão, disputada no Estádio das Antas, não teve o melhor desfecho e acabou com uma vitória dos espanhóis (2-1) – golos de Matos para os "dragões" e de Gainza e Canito para os visitantes -, o que não augurava um bom prenúncio para a segunda volta, em Bilbau. Seis dias depois (26 de setembro de 1956), três golos de Arteche deram a vitória à formação caseira por 3-2. Os golos lusos foram marcados por Hernâni e pelo brasileiro Jaburu, numa partida onde este acabaria expulso (83’).

Os portistas, treinados por Flávio Costa, acabaram afastados na primeira eliminatória daquela que era a segunda edição da Taça dos Campeões Europeus. Como há males que vêm por bem, esta seria a primeira de muitas presenças, recheadas de sucessos, embora este tenha sido o primeiro e único encontro entre as duas equipas até à presente temporada.

A favor dos "azuis-e-brancos" está o facto de estes serem mais experientes dos que os "leões" de Bilbau (última participação foi em 1998/99), fruto de terem um maior número de participações na fase de grupos da prova (19 contra as 5 presenças dos bascos) e de o clube espanhol ter sofrido sempre golos contra clubes portugueses.

Além disso, o FC Porto também pode gabar-se de ter vencido duas vezes a competição (1986/87 e 2003/04), enquanto o Athletic Bilbau nunca passou dos quartos-de-final, o que aconteceu precisamente no ano em que os homens da Invicta se estrearam na prova. Interessante é também o facto de Lopetegui conhecer bem Iker Muniain e Mikel San José, com quem trabalhou na seleção espanhola de sub-21.

O Sporting foi o único clube português que venceu os bascos até agora e logo por duas vezes: em 1985, para a extinta Taça UEFA (3-0) e em 2012, em partida da Liga Europa (2-1). No total, a equipa de Ernesto Valverde soma cinco vitórias, duas derrotas e um empate diante de conjuntos lusos em todas as competições internacionais.

Mas há um senão: nos últimos dois anos, os "azuis-e-brancos" foram eliminados de competições europeias por três clubes espanhóis: Málaga (12/13; "oitavos" da "Champions"), Atlético de Madrid (13/14; fase de grupos da liga milionária) e Sevilha (13/14; "quartos" da Liga Europa).

O FC Porto é o atual líder do grupo H, com quatro pontos, e é favorito para a vencer o jogo disputado no Estádio do Dragão, frente a um Athletic que ocupa o quarto e último posto, com um ponto. No entanto, terá de tomar em atenção a necessidade de pontos da equipa espanhola, que se sustentará de jogadores como Aritz Aduriz (com seis golos marcados esta época), Iker Muniain, Ander Iturraspe ou Ibai Gómez, médio que aparece na área com frequência para bater a defesa contrária. Já Ager Aketxe é ausência confirmada por estar a recuperar depois de ter partido o dedo do pé.

A história é pródiga em factos repetidos, mas por vezes também há homens que desviam o rumo dos acontecimentos. Para isso, é necessário que o FC Porto bata um Athletic bem organizado defensivamente e com bom toque de bola. Jackson Martínez é comandante de uma equipa ferida depois da eliminação na Taça de Portugal no último fim-de-semana, frente aos "leões" portugueses. A confirmar esta terça-feira às 19h45.