O FC Porto venceu, esta terça-feira, o Athletic de Bilbao por 2-1, em jogo da terceira jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, que se disputou no Estádio do Dragão. Herrera marcou na primeira parte, Guillermo Fernández empatou já na etapa complementar e Ricardo Quaresma marcou o golo determinante que deu mais três para o FC Porto.

Quanto ao onze inicial dos azuis e brancos, face ao último jogo com os Leões, o treinador Julen Lopetegui promoveu vários regressos. Na baliza, Fabiano voltou a tomar conta do seu lugar. Na defesa, Alex Sandro e Martins Indi também retomaram a titularidade.

Quintero, que no último encontro jogou a extremo, recuou para o meio-campo, ocupando a vaga de Óliver Torres, titular contra os Leões.

No ataque, Cristian Tello e Brahimi foram os extremos escolhidos por Lopetegui para ajudar o colombiano Jacskon Martínez.

Os primeiros minutos no Estádio do Dragão mostraram que a equipa portuense estava determinada a comandar o jogo, com muita posse de bola. Em apenas 10 minutos, o FC Porto ameaçou a baliza dos bascos por três vezes.

Contudo, à passagem da meia hora, o FC Porto começou a sentir mais dificuldade em avançar no terreno, à medida que o Athletic de Bilbao ia soltando-se e a ameaçar mais vezes a baliza de Fabiano, tendo enviado uma bola ao poste.

Aos 27 minutos, Jackson Martínez foi derrubado na grande área mas o árbitro mandou seguir, entendendo que não houve falta sobre o avançado colombiano.

Já em cima do minuto 45, Hector Herrera furou a defesa basca e inaugurou o marcador, depois de um passe providencial de Juan Quintero, fazendo com que o FC Porto regressasse aos balneários em vantagem.

No segundo tempo, os 58 minutos, numa altura que o jogo se encontrava numa fase mais ríspida no meio-campo, com muita disputa de bola, o Athletic de Bilbao fez o golo do empate por intermédio de Guillermo Fernández, depois de Casemiro ter perdido a bola.

Já com Quaresma em campo, bastaram cinco minutos em campo para o extremo português fazer o segundo golo do FC Porto aos 75 minutos. O guarda-redes do Athletic ainda parou o remate mas a bola acabou mesmo nas redes da baliza.

Com este triunfo, o FC Porto passou a somar sete pontos, mais dois do que o Shakhtar Donetsk, que hoje goleou fora o BATE Borisov por 7-0. Os bielorrussos continuam com três pontos e o Athletic de Bilbau tem um.