O Sporting perdeu com o Schalke04 por 4-3, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Um resultado inglório para os "leões" que jogaram com menos um a partir do minuto 33, por expulsão de Maurício. Dois dos golos do Schalke04 nascem de lances irregulares. Adrien (2) e Nani fizeram os golos do Sporting, Choupo-Moting, Obasi, Huntelaar e Howedes marcaram para o Schalke04.

O Sporting entrou no Arena de Gelsenkirchen com um registo de meter medo a qualquer adepto. Nas anteriores nove deslocações à Alemanha, o melhor que os "leões" tinham conseguido tinha sido um empate a zero bolas com o Bayern Munique.

Marco Silva escolheu o melhor onze, aquele que dá mais garantias e tem sido mais utilizado. Slimani e Carillo foram titulares, depois de terem começado no banco no jogo com o FC Porto. O Sporting entrou determinado no encontro, sereno, inteligente, controlando o adversário que sentia dificuldades em entrar no último reduto dos "leões".

Nani, um dos melhores da equipa, colocou a equipa a vencer aos 16 minutos, num remate enrolado, após canto de João Mário. Um golo que veio trazer ainda mais calma à equipa, que ia dominando o encontro.

Mas aos 33 minutos, Maurício, que já tinha amarelo, deixou a equipa reduzida a dez unidades, depois de uma falta perto da linha lateral. O árbitro foi rigoroso e expulsou o central. Na sequência do lance, o Schalke04 empatou por Obasi, num desvio de cabeça onde Rui Patrício é mal batido. Minutos antes, Marco Silva tinha mexido na equipa, para colocar Montero em campo no lugar de Slimani, lesionado.

O Schalke04 regressou dos balneários determinado em dar a volta ao marcador. E fê-lo aos 50 minutos por Huntelaar, num lance que não devia contar. O avançado holandês sai de posição irregular para bater Patrício. O lance nasce de uma perda de bola de William que originou um contra-ataque conduzido por Draxler. O último passe é de Obasi.

Com menos um e a perder, o Sporting ia tentando suster os ataques dos germânicos, espreitando de vez em quando o contra-ataque. Mas aos 60 minutos, Howedes desferiu um duro golpe nas aspirações leoninas ao fazer o 3-1, num desvio de cabeça após livre lateral. O internacional alemão foi mais forte que Sarr nas alturas.

A partir desse momento entrou em campo a garra, determinação e inteligência do Sporting que conseguiu chegar ao empate, por Adrien Silva. O médio reduziu aos 66 minutos, na transformação de uma grande penalidade por falta sobre Carrillo. O mesmo Adrien fez o 3-3 aos 78 minutos, num remate de cabeça ao segundo poste, após passe de Cédric. Destaque para o bom trabalho de Carrillo.

Mesmo com menos um e com todas as contrariedades, os "leões" davam mostras de poder dar a volta ao encontro. O Schalke04 ia sentido dificuldades para criar verdadeiros lances de golo, graças a boa organização da formação de Marco Silva, que ia fechando os caminhos para a sua baliza, sem descurar o ataque, mesmo a jogar com menos um jogador.

Mas nos descontos entrou em cena o árbitro russo, que assinalou mal uma grande penalidade, por suposta mão de Jonathan Silva. A bola foi à cara do lateral mas o árbitro de baliza deu indicação que tinha sido penálti. Castigo severo que Choupo-Moting não se importou de transformar, fazendo o 4-3 em tempo de descontos, dando uma machadada forte nas aspirações leoninas. A garra do Sporting não merecia este desfecho.

O Sporting pode queixar-se da arbitragem do russo Sergei Karasev, que mostrou muito rigor na expulsão de Maurício, não assinalou fora-de-jogo no golo de Huntelaar e ainda marcou uma grande penalidade inexistente contra o Sporting nos descontos. Demasiados erros para um árbitro de Champions.