O Sporting foi até a Alemanha para fazer história e vencer pela primeira vez em solo germânico. Marco Silva estudou bem o adversário, preparou a equipa para anular os pontos fortes do Schalke04 e depois dar a machadada final e sair de Gelsenkirchen com os três pontos. Jogou com menos um jogador durante uma hora, fez três golos, mostrou garra, determinação, inteligência, mas não chegou. E não chegou porque a equipa de arbitragem, liderado pelo russo Karasev, não deixou.

O juiz russo expulsou Maurício aos 32 minutos com duplo amarelo, numa decisão onde mostrou rigor a mais. O lance do segundo golo dos germânicos é precedido de fora de jogo de Huntelaar. E nos descontos, quando o Schalke já se dava satisfeito com o empate, depois da grande recuperação do Sporting, Karasev resolveu assinalar grande penalidade, por indicação do árbitro de baliza, numa bola que bateu na cara de Jonathan Silva. Demasiadas decisões erradas que impediram que o Sporting fizesse história.

No final do encontro, o sentimento não poderia ser outro: revolta. Dos técnicos aos jogadores, todos expressaram a sua indignação perante as decisões da equipa de arbitragem. William Carvalho falou em "vergonha", Marco Silva em "enorme injustiça" e Adrien destacou um jogo estragado desde os 20 minutos.

O jogo propriamente dito teve momentos de alternância no controle da partida. O Sporting entrou melhor, fechando os caminhos para a sua baliza, não dando espaços aos desequilibradores do Schalke04 (Boateng, Draxler, Huntelaar). A equipa foi ganhando confiança e subindo no terreno, guiados por um Nani que está num grande momento de forma. O internacional português aproveitou a apatia adversária para fazer o 1-0 aos 16 minutos, num remate enrolado após canto de João Mário.

O golo trouxe ainda mais tranquilidade à equipa de Marco Silva, que, sem deslumbrar, ia dominado as operações, mantendo o Schalke longe da área de Patrício. Mas depois entrou em cena Maurício e o árbitro. O defesa central viu dois amarelos num espaço de 12 minutos, foi expulso (algum exagero do árbitro na mostragem do segundo cartão), num momento muito infeliz do Sporting. É que na sequência da falta, Obasi ganhou nas alturas e cabeceou para a baliza. Patrício não fez tudo o que estava ao seu alcance e permitiu o empate. Antes, Marco Silva tinha perdido Slimani, por lesão, fazendo entrar Montero. Demasiadas contrariedades para o timoneiro dos “leões”.

Sem um homem para lutar pelas bolas altas com as torres germânicas e com menos um jogador, o Sporting organizou-se numa espécie de 4-4-1, embora Montero recuasse muitas vezes para tentar receber a bola ainda no meio-campo, dando depois origem aos contra-ataques. Sarr entrou para central, no lugar do sacrificado João Mário. Di Matteo também mexeu na equipa na segunda parte, lançando Choupo-Moting para o lugar de Boateng, passando a jogar em 4-4-2.

A mexida deu frutos já que os primeiros 20 minutos do segundo tempo foram todos do Schalke04, que aproveitou para construir um resultado folgado. Huntelaar fez o 2-1 num lance em que estava em fora-de-jogo, após perda de bola de William no meio-campo contrário. Howedes fez o 3-1, num desvio de cabeça, após livre lateral. Era o melhor memento da equipa de Di Matteo na partida, perante um "leão" atordoado.

Mas a equipa de Marco Silva fez das fraquezas força e saiu em busca do empate. Liderado por Nani e Adrien Silva, os "leões" encetaram uma grande recuperação, com um bis de Adrien no encontro. Primeiro transformando um penálti que Carrillo ganhou sobre Uchida. Depois rematando de cabeça um cruzamento de Cédric após passe de Carrillo. Um empate que premiava a garra, determinação, querer e vontade da equipa de Marco Silva, que, taticamente, esteve a grande nível, mesmo a jogar com menos um na casa do adversário.

Com o Sporting por cima no jogo, a formação de Marco Silva encetou um último assalto à baliza contrária, na procura da histórica vitória, mas o árbitro Karasev assim não quis. O juiz do encontro, por indicação do árbitro de baliza, marcou grande penalidade numa bola que foi à cara de Jonathan Silva. Penálti "fantasta" que Choupo-Moting não se importou de transformar e fazer 4-3 no tempo de descontos. Um resultado tremendamente injusto por tudo o que Sporting fez em campo.

Se há derrotas morais, esta é uma delas. A equipa pode estar de consciência tranquila e os adeptos têm de mostrar orgulho por aquilo que os pupilos de Marco Silva mostraram na Arena de Gelsenkirchen. Daqui a 15 dias os "leões" recebem o Schalke04 em Alvalade. Oportunidade para retificar o resultado desta terça-feira e lançar uma candidatura aos oitavos-de-final da Champions.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.