O FC Porto garantiu, esta quarta-feira, a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões ao vencer por 0-2 o Athletic de Bilbao, no San Mamés, em jogo da quarta jornada do Grupo H. Jackson e Brahimi foram os autores dos dois golos portistas, numa noite em que Casemiro também brilhou no meio-campo.

Em San Mamés, Julen Lopetegui fez duas alterações na equipa inicial, colocando Herrera no lugar de Quintero enquanto Tello ocupou a vaga de Ricardo Quaresma. Recorde-se que o colombiano e o português foram titulares no encontro da nona jornada da I Liga, na vitória por 2-0 sobre o Nacional.

Os Dragões começaram bem o encontro, com mais bola e mais iniciativa, enquanto a formação de Bilbao apostava nas transições.

Aos 12 minutos, Jackson Martínez teve uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador. O colombiano falhou por centímetros o primeiro golo da partida.

O número 9 dos Dragões voltou a tentar a sua sorte aos 24 minutos, na sequência de um pontapé de canto. No lance anterior, num livre direto, Maicon testou os reflexos do guarda-redes Iraizoz.

Perto do final da primeira parte, Jackson Martínez (o jogador mais insistente) desperdiçou uma grande penalidade, enviando a bola aos ferros da baliza. O penálti surgiu na sequência de uma falta (discutível) sobre Danilo.

Tudo a zero ao intervalo, mas o FC Porto foi a melhor equipa no primeiro tempo.

Já no segundo tempo, e após grande trabalho de Brahimi, Jackson inaugurou (finalmente) o marcador aos 55 minutos. O avançado colombiano foi o autor do golo mas não seria possível sem o talento do extremo argelino.

Jackson Martínez apontou 13 golos em 15 partidas pelo FC Porto esta época.

Com Ricardo Quaresma em campo, o FC Porto chegou ao segundo golo por intermédio de Brahimi. Depois de ter sido muito influente no primeiro golo, o extremo argelino finalizou da melhor forma uma oferta da defesa do Athletic de Bilbao aos 73 minutos. Foi o quarto golo de Brahimi na Champions.

Nota muito positiva também para o médio brasileiro Casemiro, uma exibição de grande nível no País Basco.

Com este triunfo, o primeiro de uma equipa portuguesa em Bilbao, o FC Porto carimba assim a passagem para os oitavos de final da Liga dos Campeões, com dez pontos em quatro jornadas. Athletic de Bilbao já não têm hipóteses de passagem, lutando agora por um lugar na Liga Europa.

O Shakhtar venceu em casa o BATE Borisov e tem agora oito pontos, mas os bielorrussos, com três pontos, ainda têm chances matemáticas de chegar ao segundo lugar.