O Sporting recebe hoje o Schalke 04, numa partida decisiva para a permanência dos "leões" na Liga dos Campeões de futebol, enquanto o FC Porto sonha com uma vitória em Bilbau, que praticamente garante os "oitavos".

No último lugar do grupo G, com apenas um ponto, o Sporting quer aproveitar o fator casa para "vingar" a polémica derrota sofrida em outubro no reduto do Schalke 04, quando os alemães ganharam (4-3) graças a uma grande penalidade convertida nos descontos [90+4]. O penálti resultou de uma falta [mão na bola] que as imagens televisivas comprovam não ter existido.

Agora, em Alvalade, o Sporting tem de vencer para evitar uma possível eliminação, que será inevitável se perder e se o líder do grupo, o Chelsea, empatar ou ganhar em casa ao Maribor (3.º, com dois pontos).

Por outro lado, no campo psicológico, o Sporting vem da primeira derrota para a I Liga portuguesa (3-0 frente ao Vitória de Guimarães), numa exibição que valeu aos jogadores "um puxão de orelhas" por parte do presidente Bruno de Carvalho.

No outro jogo do grupo, o Chelsea, de José Mourinho, garante a qualificação caso ganhe em Londres ao Maribor, uma equipa que os "blues" golearam por 6-0 há duas semanas, na visita à Eslovénia.

No grupo H, o FC Porto pode garantir desde já o bilhete para os oitavos de final da "Champions".

Para isso, os portistas têm de conseguir uma inédita vitória portuguesa no estádio San Mamés (País Basco), frente ao Athletic Bilbau.

O apuramento "azul e branco" também depende de uma provável vitória caseira do Shakhtar Donetsk frente aos bielorrussos do BATE Borisov, que foram goleados por 7-0 pelos ucranianos, em casa, há duas semanas.

Ambos os jogos estão marcados para as 19:45. O Sporting-Schalke 04 será arbitrado pelo italiano Paolo Tagliavento, enquanto o Athletic Bilbau-FC Porto será dirigido pelo alemão Felix Brych.