A equipa leonina venceu o Schalke 04 por 4-2, em jogo disputado em Alvalade, e garantiu a sua primeira vitória na fase de grupos da Liga milionária. Sarr (26'), Jefferson (52'), Nani (72') e Slimani (91') marcaram os tentos leoninos, ao passo que para o Schalke marcou Slimani (17'), na própria baliza, e Aogo (88').

O Sporting jogava esta quarta-feira uma cartada decisiva na Liga dos Campeões, para além de ter um duro teste no pós-derrota em Guimarães, a que se seguiram declarações pesadas do presidente Bruno de Carvalho.

Na primeira parte, os leões apresentaram-se dispostos a assumir o jogo como necessitavam dada a diferença pontual para o adversário (quatro pontos). O Sporting tinha mais posse de bola, empurrava o adversário, mas acabou por ser o Schalke, contra a corrente do jogo, a marcar um golo num infortúnio de Slimani.

A formação alemã beneficiou de um livre aos 17 minutos e, dentro da área, Slimani cabeceou enganando o seu guarda-redes e dando a vantagem aos forasteiros. A questão é como reagiria esta equipa a nova desvantagem depois da derrota em Guimarães. E a verdade é que reagiu bem. Manteve a toada dos primeiros minutos e chegou ao empate pouco depois.

Desta feita, foram os leões a beneficiarem de um livre na direita e Sarr, tantas vezes considerado vilão, surgiu na pequena área a cabecear e a fazer o golo do empate.

Até final da primeira parte, o guarda-redes Farhmann foi colocado à prova mais do que uma vez, mas conseguiu evitar que, ao intervalo, o resultado fosse outro. As estatísticas do encontro davam conta da superioridade leonina ao fim da etapa inicial. O Sporting tinha mais posse de bola (54%) e mais oportunidades de golo, precisamento oito, contra apenas três do adversário.

A atitude leonina manteve-se na etapa complementar e com resultados práticos. Logo aos 52 minutos, os leões chegariam ao golo por Jefferson. O lateral esquerdo, que regressou aos convocados e à titularidade, recebeu um passe de Nani na quina da grande área e desferiu um potente remate que surpreendeu completamente o guarda-redes Fahrmann.

O Schalke via-se a perder e tinha de fazer alguma coisa. O treinador Di Matteo colocou Boateng em campo para o lugar de Meyer. E numa das suas primeiras intervenções, o ganês fez um cruzamento tenso, a bola ficou à mercê de Obasi na pequena área, mas valeu Rui Patrício a tirar a bola ao avançado. O lance foi festejado em Alvalade como se de um golo se tratasse. Era tempo do Sporting testar a sua capacidade de sofrimento perante a subida no terreno da formação alemã nestes minutos.

No banco de suplentes, o treinador Marco silva também decidiu reagir. Tirou Carlos Mané, a surpresa no onze inicial, para fazer entrar Carrillo. Pouco depois o peruano justificava a escolha. O extremo correu pela ala direita, deixando o seu adversário direto para trás, e, na pequena área, cruzou para o lado oposto onde apareceu Nani a fazer o 3-1.

O Sporting parecia ter dado aquele que seria a machada final no encontro. O Schalke ainda assustou ao fazer 3-2 por Aogo, mas a equipa de Marco Silva reagiu de pronto e nem consentiu que os alemães pensassem numa recuperação. Slimani fez aos 91' o 4-2, resultado com que se chegaria ao apito final.

Com este triunfo, o Sporting volta a estar por dentro das contas do apuramento para a próxima fase da Liga milionária, até porque beneficia com o empate entre Chelsea e Maribor desta noite.

Assim, o Chelsea lidera com oito pontos, o Schalke 04 surge na segunda posição com cinco pontos, o Sporting é o terceiro colocado com quatro pontos, tendo ultrapassado o Maribor (3 pontos).