O Governo já se pronunciou sobre a possibilidade de a RTP readquirir os direitos de transmissão da Liga dos Campeões. Esta tarde, o ministro da Presidência escusou a dizer se tinha dado indicações à televisão pública no sentido de não entrar no concurso para ter os direitos de transmissão da "liga milionária" mas explicou que o executivo é contra este tipo de gastos.

"Neste momento, por opção deste Governo, foi aprovada já legislação no sentido de desgovernamentalizar as orientações que são dadas à empresa de rádio e televisão", começou por dizer Luís Marques Guedes, que espera ver o Conselho Geral Independente pronunciar-se contra a entrada da RTP na Champions.

"Existe neste momento um Conselho Geral Independente. E eu espero sinceramente que o Conselho Geral se pronuncie sobre esta matéria. Faço votos para que o Conselho Geral não deixe, obviamente, de se pronunciar sobre esta matéria. Foi este Governo, quando as orientações ainda eram dadas por si, e não desgovernamentalizadas, que deu orientações muito claras no sentido de que a RTP se afastasse desse tipo de concorrência com outros operadores", sublinhou Marques Guedes.

"Numa empresa que, ainda por cima, tem dificuldades financeiras e num país que atravessa as dificuldades financeiras que atravessa, não deveria ser o operador público de serviço público a intrometer-se nesse mercado. E foram essas as orientações que o Governo deu quando a responsabilidade era sua", atirou o ministro da Presidência.

A RTP entrou no concurso para adquirir os direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões. Segundo a imprensa desta quarta-feira, a estação pública terá oferecido 18 milhões de euros para ter a "liga milionária".