A polícia francesa deteve em Paris 95 adeptos do Ajax na madrugada de hoje, dia em que a equipa holandesa visita o terreno do Paris Saint-Germain para um jogo da Liga dos Campeões em futebol.

"Evitámos uma briga", disse fonte policial à AFP.

A rusga da polícia francesa teve lugar cerca das 00h00 desta terça-feira, num bar no centro de Paris onde se concentraram muitos adeptos do clube holandês.

As autoridades visaram adeptos que "aparentemente queriam lutar com adeptos do PSG numa área perto da Pont de l'Alma", no centro da capital francesa. A polícia acrescentou que nem todos os adeptos detidos tinham bilhete para o jogo de hoje.

O ministro francês do Interior tinha proibido os adeptos holandeses sem bilhete de se deslocarem a Paris para assistir à partida no Parque dos Príncipes, que conta para a quinta jornada do grupo F da Liga dos Campeões.

"Mesmo acompanhados pela polícia", explicou o ministro, "os adeptos do Ajax são conhecidos por atos de violência quando o seu clube joga fora, especialmente nos jogos das competições europeias".

As autoridades também registam que existe uma "feroz rivalidade entre adeptos franceses e holandeses", uma consequência do último encontro entre os dois clubes, em setembro, quando 80 pessoas foram detidas, na sua maioria adeptos holandeses.

Quanto ao jogo propriamente dito, o Paris Saint-Germain já se qualificou para os oitavos de final da "Champions", enquanto o Ajax está em terceiro lugar, atrás dos franceses e dos catalães do FC Barcelona.