O Shakhtar recebeu o Athletic Bilbao na Arena Lviv (Ucrânia) com o apuramento já garantido depois de o FC Porto (adversário no grupo H) ter vencido o BATE Borisov (3-0). O golo que selou a vitória da formação espanhola, na quinta jornada da fase de grupos, aconteceu já na segunda parte num cabeceamento de San José. Com este resultado, o FC Porto garante desde já o primeiro lugar do grupo.

Os ucranianos queriam ganhar o jogo para ainda terem hipóteses de atingir o primeiro lugar do grupo enquanto a formação espanhola pretendia pontuar com o objetivo de se apurar para a Liga Europa. Acabaram por ser os espanhóis a ficar com o brinde do jogo.

A partida desenrolou-se de forma muito confusa e, como consequência disso mesmo, nenhuma das equipas conseguia criar reais situações de perigo. No entanto, a formação visitante foi quem mais tentou chegar ao golo na primeira parte, sempre mais rematadora com Rico a destacar-se nesse campo.

Do lado dos ucranianos, Alex Teixeira era o homem mais comprometido com o objetivo de fazer golo. O primeiro tempo pode-se definir em duas palavras: muita vontade.

O Athletic acabou mesmo por chegar ao golo no segundo tempo, por intermédio do central Mikel San José e na sequência de um livre marcado por Beñat, quando faltavam pouco mais de vinte minutos para o final da partida.

O jogo foi-se arrastando até ao final com o Athletic a ser sempre mais objetivo e com os ucranianos a tentarem empatar sempre que viam uma oportunidade.

Este resultado carimbou a primeira vitória dos bascos na fase de grupos da Liga dos Campeões e colocou a equipa de Ernesto Valverde no terceiro lugar, posição que dá acesso à Liga Europa.

Na próxima jornada do grupo H, o Shakhtar visita o Estádio do Dragão e o Athletic Bilbao visita o BATE Borisov, numa partida onde se lutará pelo 3.º lugar, que dá acesso à Liga Europa. Ambos os jogos estão marcados para 10 dezembro, às 19h45.