Dever cumprido, o sonho continua. O Sporting venceu o Maribor por 3-1, em jogo da quinta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões e mantém vivo o sonho de qualificar para os oitavos-de-final da prova. Nani esteve endiabrado e marcou um golaço. Chelsea deu uma "mãozinha" e derrotou o Schalke04 na Alemanha. Pode nem ser preciso pontuar em Stamford Bridge para passar, desde que Maribor não perca com os alemães. Apagão adiou início da segunda parte em 47 minutos.

Na antevisão do encontro, os técnicos das duas equipas enunciaram aquilo que seria o jogo: Ante Simundza queria ver o Maribor aguentar os primeiros 20 minutos sem sofrer golos, Marco Silva pedia um "leão esfomeado" em Alvalade, a entrar com tudo, na procura da vitória. Acertou o técnico do Sporting que viu a sua equipa ganhar vantagem logo aos nove minutos, num desvio de Mané a cruzamento de Jefferson.

Até chegar ao golo, o Sporting já tinha ameaçado por mesmo Mané e por Adrien Silva, num remate que Handanovic defendeu para canto. Os desequilíbrios do Sporting eram causados essencialmente por movimentos interiores dos alas que arrastavam um jogador contrário, libertando os laterais e um dos homens da ala e ainda João Mário para ganhar superioridade nos corredores. Quando Mané ocupava zonas interiores, era Nani quem abria nos flancos, com apoio tanto de Cédric como de Jefferson (o mais ativo). O Maribor nunca soube parar estas trocas posicionais e raramente conseguiu ter bola para sair para o ataque.

Foi a partir desses movimentos interiores, com Mané a aparecer na zona central, que surgiu o melhor golo da noite, numa "dança" de Nani perante os adversários, aos 35 minutos. Mané colocou no extremo que vinha da faixa esquerda, este recebeu, sentou um, sentou dois, voltou a sentar o primeiro, e mais um e outro e outra simulação, até decidir pelo "fuzilamento" a Handanovic. Golaço do melhor jogador em campo e do melhor do Sporting esta temporada. O golo valia o bilhete e prometia ainda mais.

Só que este "leão" tido uma queda para o "suicídio" esta época, com autogolos embaraçosos. Perto do intervalo, Jefferson tentou cortar um cruzamento da esquerda e meteu a bola na própria baliza. Slimani tinha feito o mesmo em casa frente ao Schalke04 (4-2), Sarr frente ao FC Porto (1-1) e Maurício ante o V. Guimarães (0-3). Quatro autogolos e ainda nem chegamos a dezembro.

Ao intervalo, um problema no sistema de iluminação no estádio atrasou o início da segunda parte em 47 minutos. Houve tempo para os adeptos leoninos acenderem isqueiros e lanternas de telemóveis para cantar "Sporting allez!", os responsáveis pediram paciência. No reatamento, os jogadores de Marco Silva pareciam ter ficado afetados com o "lusco-fusco" e entraram a "dormir".

Aproveitou o Maribor para fazer 20 minutos de grande qualidade, empurrando o Sporting para perto da sua área. Os eslovenos só não criaram mais perigo porque decidiram sempre mal o último passe. O jogo estava a ficar perigoso, o Maribor acreditava que podia empatar. Mas Slimani, apagado durante grande parte do jogo, tinha outros planos. Da primeira vez que o "leão" se soltou da pressão eslovena, João Mário centrou da direita, Nani cabeceou para trás para um remate de pé esquerdo, a meia volta, do argelino. 3-1 e a tranquilidade desejada.

No fundo acabou por ser tranquilidade a mais. O Sporting voltou a assumir o jogo, voltou a mandar e partiu para uma grande exibição, ajudado também pelo Maribor que "atirou a toalha ao chão". A partir daí começou o festival de golos falhados, com o guarda-redes Handanovic a negar uns e a má pontaria dos "leões" a ser responsável pelos outros falhanços. Carrillo, João Mário, Montero, Nani, e até William Carvalho tiveram grandes oportunidades para ampliar o resultado mas não conseguiram marcar.

Por essa altura as notícias que vinham da Alemanha eram muito boas (começaram a ser boas logo no primeiro minuto quando Terry fez o primeiro dos cinco dos “blues”) e a "mãozinha" do Chelsea ajudou os "leões" a passarem para o segundo lugar do grupo. As contas são fáceis: um empate na derradeira jornada em Londres frente ao já apurado Chelsea (garantiu o primeiro lugar) garante os "oitavos" mas pode nem ser preciso pontuar, desde que o Schalke04 não vença o Maribor. Os eslovenos, que em casa empataram frente ao Sporting e ao Chelsea, precisam de vencer para terminar em terceiro e continuarem nas provas da UEFA, mas na Liga Europa

Liga Europa que já está garantida para o Sporting mas os "leões" nem querem ouvir falar nesta competição. Marco Silva, Nani, Adrien Silva, William Carvalho e Carlos Mané disseram, no final do jogo, que objetivo é vencer o Chelsea em Stamford Bridge e passar à próxima fase da Champions.