O FC Porto selou esta quarta-feira o seu segundo melhor registo na fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, em 19 participações, ao vencer o Grupo H com 14 pontos, menos dois do que os somados em 1996/97.


Em seis jogos, os comandados do espanhol Julen Lopetegui somaram quatro vitórias e dois empates com o Shakhtar Donetsk, ambos após recuperações (de 0-2 para 2-2 na Ucrânia e de 0-1 para 1-1 esta quarta-feira, no Dragão, com um "golaço" de Aboubakar).


A formação "azul e branca" conseguiu também um recorde de golos marcados (16), superando os 12 apontados em 1996/97, época do melhor registo em termos de resultados, com cinco triunfos e um empate, para um total de 16 pontos.


Além dos dois empates com os ucranianos, o FC Porto venceu duas vezes o Athletic Bilbau (2-1 em casa e 2-0 fora) e outros tantas o BATE Borisov (6-0 e 3-0), que sofreu 24 golos, um novo recorde negativo na competição.


Por seu lado, o Sporting ficou-se pelo terceiro lugar do Grupo G e caiu para a Liga Europa, ao perder por 3-1 no reduto do Chelsea e ainda por culpa do triunfo do Schalke 04 em Maribor (1-0), falhando o segundo apuramento para os "oitavos".


Enquanto os "leões" descem para a Liga Europa, o Benfica, finalista da competição nas duas últimas temporadas, foi quarto e último do Grupo C e está fora das taças europeias.