O Chelsea venceu o Sporting por 3-1 no último jogo do grupo G e atirou a formação leonina para a Liga Europa uma vez que os alemães do Schalke04 venceram o Maribor.

Foi um adeus amargo à Liga dos Campeões por parte do Sporting que viu os seus adeptos dar um autêntico espetáculo de apoio à equipa em Stamford Bridge.

Marco Silva apostou Diego Capel e André Carrillo no onze inicial enquanto Mourinho lançou Salah e Schurrle no apoio a Diego Costa. Fàbregas e Matic no meio campo criaram os eixos para o carrossel dos “blues”, e logo aos 6 minutos Fàbregas abre o marcador através de uma grande penalidade de Esgaio sobre Filipe Luís.

O domínio do Chelsea era patente, mas não avassalador. William Carvalho não conseguiu impor a sua presença no meio campo contrário e foi com facilidade que os londrinos chegaram ao 2-0 por André Schurrle após passe de Fàbregas.

O Sporting procurou o golo através de transições rápidas, mas os lances acabavam por tornar-se inconsequentes. Petr Cech não teve muitas situações de perigo na sua área à exceção para um lance confuso aos 36 minutos em que Carrillo cruzou com perigo para a área, onde Slimani caiu e Capel tentou o cabeceamento sem perigo.

Ao intervalo, o Chelsea vencia por 2-0 depois de uma primeira parte onde o resultado poderia ter sido mais dilatado. Apesar da desvantagem, o Sporting mantinha-se na próxima fase da Liga dos Campeões devido ao empate entre Schalke04 e Maribor.

O segundo tempo começou praticamente com o golo de Jonathan Silva aos 50 minutos. O lateral argentino marcou de pé esquerdo o 2-1 após uma jogada criada por Carrillo, um dos melhores do Sporting em Stamford Bridge.

O golo leonino galvanizou a formação portuguesa, e os seus adeptos nas bancadas, mas foi o Chelsea a voltar a marcar seis minutos depois do golo de Jonathan Silva quando Obi Mikel fez o 3-1. No entanto, as imagens televisivas mostram que o lance deveria ter sido anulado por fora de jogo do médio do Chelsea.

Até ao final, o Chelsea geriu a vantagem como lhe competia enquanto o Sporting foi perdendo forças para procurar o empate que lhe permitisse o apuramento. Jonathan Silva ainda tentou o golo de longe aos 89 minutos num remate muito forte, mas o resultado final estava fixado e o caminho do Sporting faz-se agora na Liga Europa.