O empate do FC Porto na receção ao Shakhtar permitiu a Portugal fazer uma muito pequena recuperação no ranking da UEFA, aproximando-se da Itália. Isto porque, tal como o Sporting, também a Roma perdeu, pelo que entre os clubes dos dois países o FC Porto foi a única equipa a pontuar nos jogos de quarta-feira.

Na terça-feira, tanto Benfica como Juventus empataram, pelo que a distância entre os dois países manteve-se igual.


Ao longo dos próximos meses, no entanto, a Itália tem mais hipóteses de pontuar no ranking, visto que deverá ter seis equipas nas próximas fases das competições europeias. Apenas a Juventus estará nos "oitavos" da Liga dos Campeões, mas na Liga Europa o cenário muda de figura: Fiorentina, Inter de Milão e Roma (que "cai" da Liga dos Campeões) têm presença garantida na próxima fase, Torino e Nápoles poderão selar o apuramento esta quinta-feira.

Rio Ave e Estoril-Praia têm ainda um jogo por disputar na fase de grupos da Liga Europa, mas ambas as equipas estão desde já afastadas dos "dezasseis-avos", pelo que o Sporting será o único representante português na segunda competição europeia.

Portugal ocupa o quinto lugar do ranking UEFA, atrás da Itália. No pódio estão Espanha, Inglaterra e Alemanha.