No rescaldo da derrota caseira com o Benfica (2-0), o FC Porto conheceu esta segunda-feira o seu adversário nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O Basileia foi o rival ditado pelo sorteio realizado em Nyon, Suíça. Paulo Sousa, antigo internacional luso e agora técnico da formação dos Alpes, regressa a Portugal naquele que será o primeiro encontro entre estas duas formações.

Como cabeça-de-série (ficou em primeiro lugar do seu grupo), o conjunto orientado por Julen Lopetegui, evitou vários tubarões como foram os casos de Barcelona, Real Madrid ou Chelsea, tendo-lhe calhado em rifa, uma equipa com pouco histórico na “Champions”. Mas não será fácil.

Também se sabia à partida que os portistas não poderiam apanhar uma equipa espanhola, tal como havia acontecido em 2013/14, quando foram eliminados pelo Málaga nos “oitavos” da liga milionária.

O Basileia é uma equipa que pratica bom futebol e apresentará dificuldades acrescidas ao FC Porto principalmente em casa. Pode-se qualificar esta equipa como “pouco suíça”. Possuí traços do futebol alemão, troca bem a bola, sai muito bem para o ataque e conta com homens como Fabian Frei, Derlis González ou Marko Streller na linha da frente.

Em sentido contrário, poderá jogar a favor dos “dragões” o facto de os suíços terem um interregno no campeonato e só voltar a competir no início de fevereiro, assim como a maior experiência dos nortenhos na Liga dos Campeões ou o facto de haver uma grande falange de portugueses naquele país.

Em 2011/12, os “bicolores” foram arrasados pelo Bayern Munique com um resultado agregado de 7-1. Apesar dos dois conjuntos nunca se terem defrontado, o FC Basel já se encontrou com equipas portuguesas. As estatísticas são favoráveis aos conjuntos nacionais, já que em dez confrontos, as equipas lusas venceram cinco e empataram três.

A última vez aconteceu diante do Sporting em 2012/13 e disputava-se a fase de grupos da Liga Europa. Os suíços empataram em Alvalade e bateram o Sporting em casa por 3-0. Um ano antes, a sorte não sorriu ao Basileia, que perdeu com o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os “encarnados” bateram o “FBC” por 2-0, depois de terem cedido um empate (1-1) em casa.

Na mesma competição, em 2008/09, o Vitória de Guimarães também já foi uma das equipas que calhou em sorte ao conjunto suíço jogava-se a 3.ª fase de qualificação para a “Champions”: empate em Guimarães (0-0) e vitória caseira (2-1) foram os resultados. O Basileia seguiu em frente e voltou a encontrar um conjunto português na fase de grupos. O Sporting venceu os dois jogos, em casa por 2-0 e na condição de visitante por 1-0.

A primeira vez que uma equipa portuguesa e uma suíça se defrontaram foi na já extinta Taça UEFA e corria a época 2007/08. Os “leões” voltaram a impor-se e bateram os “bicolores” com duas vitórias 2-0 em território luso e 3-0 no Saint Jacob Park.

Os jogos da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões serão realizados a 17 e 18 de fevereiro de 2015, enquanto a segunda mão irá disputar-se a 17 e 18 de março.