Emoção não faltará nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O sorteio, realizado ao final da manhã em Nyon, Suíça, ditou grandes jogos, entre eles "três" finais antecipadas. Três candidatos ao título ficarão pelo caminho já na primeira fase a eliminar. FC Porto com muita sorte no sorteio.

PSG-Chelsea, Manchester City-Barcelona e Juventus-Borussia Dortmund são os principais empates dos oitavos-de-final da prova milionária.

Mourinho volta a encontrar o Paris Saint-Germain, equipa que eliminou na época passada, nos quartos-de-final da prova. Na primeira-mão em Paris, o PSG venceu por 3-1, com golos de Lavezzi, David Luiz (autogolo) e Pastore. Hazard fez o tento do Chelsea. No encontro da segunda mão, Shurrle e Demba Ba fizeram os golos que apuraram a equipa de Mourinho.

Outro jogo que é uma reedição dos oitavos-de-final da época transata é o Barcelona - Manchester City. Estas duas equipas encontraram-se na temporada passada nos oitavos-de-final da Champions, com os "catalães" a levarem a melhor, vencendo os dois jogos. Messi e Dani Alves marcaram na vitória por 2-0 em Manchester, e voltaram a repetir a dose na segunda mão, onde o Barça venceu por 2-1. Kompany fez o tento dos ingleses.

O Juventus-Borussia Dortmund é a reedição da final de 1996/97, ganha pelos alemães. Nessa final, disputada a 28 de maio, também no estádio Olímpico de Berlim, o Dortmund bateu os italianos por 3-1, com golos de Riedle, aos 29 e 34 minutos e ainda Lars Ricken, aos 71. Del Piero, aos 64, fez o tento da Juventus.

Na equipa do Dortmund jogava Paulo Sousa, um dos poucos jogadores a vencer a Champions por duas vezes em equipas diferentes. No ano anterior tinha vencido com a camisola da... Juventus, numa final frente ao Ajax (1-1 nos 120 minutos, 4-2 nas grandes penalidades.

Na busca pela 11.ª Champions da história, o Real Madrid não deverá sentir dificuldades para afastar o Schalke04. Os alemães ficaram à frente do Sporting no G, com oito pontos, mais um que os "leões".

Curioso é o facto de os atuais campeões europeus voltarem a apanhar o Schalke04 nesta fase da prova. Os alemães já se tinham cruzado com os merengues nos "oitavos" da "Champions" na temporada passada, onde o Real não deu hipóteses e venceu a eliminatória por 9-2. Na primeira-mão na Alemanha, os merengues "cilindraram" os germânicos por 6-1, com a tripla BBC a bisar: Bale, Benzema e Ronaldo. Huntelaar fez o tento do Schalke04. Em Madrid foram 3-1, com bis de CR7 e outro tento de Moratta. Hoogland fez o golo do Schalke04.

O Mónaco de Leonardo Jardim terá de eliminar o Arsenal de Wenger se quiser continuar em prova. O Arsenal foi segundo no grupo D com os mesmos pontos do Borussia Dortmund. Na Liga inglesa os "gunners" estão no sexto lugar com 26 pontos, menos 13 que o líder Chelsea.

O Atlético Madrid, vice-campeão europeu, terá pela frente o Bayer Leverkusen, equipa que ficou em segundo no grupo do Benfica. Os "colchoneros" parecem não estar tão fortes como na época passada mas na Champions ficaram em primeiro do grupo A, com mais três pontos que a Juventus. Na Liga Espanhola o Atlético perdeu este, domingo, com o Villarreal, em casa, por 1-0, estando nesta altura na terceira posição com 32 pontos, menos sete que o líder Real Madrid.

O Bayern de Guardiola não deverá sentir dificuldades para eliminar o Shakhtar Donetsk. Os ucranianos ficaram no segundo lugar do Grupo do FC Porto. Empataram 2-2 com os "dragões" em casa e 1-1 no Dragão. Destaque para as goleadas de 7-0 e 5-0 ao BATE Borisov. O Bayern Munique liderou o grupo E com 15 pontos, cinco vitórias e uma derrota.

O sorteio foi mais "amigo" do FC Porto, ao colocar o Basileia de Paulo Sousa no caminho dos "dragões".