A UEFA Youth League, ou Liga dos Campeões para jovens até 19 anos, irá sofrer alterações, com efeito já a partir da próxima época. A competição será alargada e terá o dobro de clubes que tem agora, passando dos 32 para 64 clubes.

Michael van Praag, responsável da UEFA, explicou durante o Football Talks, as mudanças que a competição irá sofrer. Além das 32 equipas de sub-19 das formações que entram na fase de grupos da Champions, a prova será alargada ainda a mais 32 formações da categoria nos melhores países classificados no ranking de clubes da UEFA. Ou seja, até agora, só poderia participar na prova dos sub-19 os clubes que tinham conseguido entrar na fase de grupos da Champions.

Nesta nova fase, a começar já em 2015/16, mantém-se a mesma fase de grupos segundo o mesmo sistema, mas, paralelamente, irão decorrer duas eliminatórias entre campeões nacionais de sub-19 das 32 melhores federações no ranking de clubes da UEFA.

Os campeões nacionais que já estejam apurados "via Champions" cedem o seu lugar a um campeão nacional das federações classificadas da 33ª posição para baixo, no ranking, por ordem decrescente.

Os oito melhores da fase de grupos transitam diretamente para os oitavos de final, como até aqui, mas os segundos classificados de cada grupo irão defrontar num play-off os oito campeões nacionais de sub-19 apurados nas tais duas eliminatórias. Depois, os oito vencedores desses confrontos juntam-se então aos vencedores da fase de grupos para disputarem os oitavos.

Na edição de 2014/2015, as equipas de sub-19 do Benfica e do FC Porto transitaram para os oitavos-de-final. Na temporada passada os "encarnados" chegaram até a final, onde foram derrotados pelo Barcelona.