O FC Porto empatou a uma bola com Basileia na Suiça, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O ex-Benfica Dérlis González marcou para o Basileia, Danilo empatou de penálti para o FC Porto. Ficou por marcar outra grande penalidade a favor dos "dragões" que ainda tiveram um golo (bem) anulado, num lance caricato. Dia 10 de março joga-se a segunda-mão no Dragão.

O empate deixa os "dragões" bem lançados para chegar aos quartos-de-final da liga milionária, onde não estão desde 2008/09, época em que foram eliminados pelo Manchester United, graças a um golo de Cristiano Ronaldo.

Se na teoria o Basileia seria o adversário ideal para o FC Porto, na prática isso não está acontecer. Pelo menos a julgar pelo primeiro jogo desta eliminatória. Os suíços pressionaram durante durante os 90 minutos, correram como nunca, recorrendo a faltas quando era preciso para travar os jogadores do FC Porto.

O Basileia, muito bem orientado pelo português Paulo Sousa, tinha a receita: pressionar muito, ganhar a bola e sair em contra-ataque. Da primeira vez que conseguiu, deu golo. Streller teve espaço no meio-campo, lançou Dérlis González para a frente. O ex-jogador do Benfica aguentou a pressão de Alex Sandro e Marcano e rematou de bico, já em queda, batendo Fabiano. Um remate, um golo, eficácia de 100 por cento.

O golo enervou o FC Porto que demorou muito para respopnder. Tirando um remate de Danilo de pé esquerdo e um cabeceamento de Casemiro, todos defendidos pelo guarda-redes Vaclick, o FC Porto pouco fez para empatar. Empate que poderia ter chegado aos 30 minutos. Jackson foi ostensivamente puxado dentro da área do Basileia por Samuel, quando se preparava para rematar. O puxão foi tão visível que o colombiano ficou sem a braçadeira de capitão. O inglês Mark Clattenburg, árbitro do encontro, mandou seguir.

No segundo tempo o FC Porto tinha de arranjar formas de bater a agressividade suíça e tentar, pelo menos, o empate. Os "dragões" entraram determinados e fizeram golo aos 48 minutos mas este foi anulado, num momento caricato do lance. Tello marcou um canto, Maicon cabeceçou para a baliza, Vacklic defendeu para a frente, Casemiro fez a recarga para golo. Os jogadores festejaram, o Basileia foi sair com a bola no meio-campo mas o fiscal-de-linha chamou Clattenburg para explicar que havia fora-de-jogo no lance. Marcano, em posição irregular, estava a estorvar a ação do guarda-redes. Decisão acertada mas demorada.

A turma de Lopetegui não desistiu mas continuava a desperdiçar as poucas oportunidades. Aos 58 Oliver lançou Tello que isolado, permitiu a defesa a Vaclick. AOs 64 foi Jackson a falhar nova oportunidade, ao tentar fazer um "chapéu" ao guarda-redes.

O golo do empate surgiu numa grande penalidade ganha por Danilo. O brasileiro, muito cobiçado por Real Madrid e Barcelona, tentou cruzar, Samuel cortou a bola com o braço. O mesmo Danilo não tremeu e fez o empate, aos 78 minutos.

O Basileia, que pouco tinha feito no primeiro tempo a nível ofensivo, perdeu o gás no segundo tempo e limitou-se a defender. As poucas tentativas de sair em contra-ataque morriam na defensiva portista ou, quando havia cruzamentos, aparecia Fabiano a controlar os lances.

O empate castiga a falta de eficácia do FC Porto e premeia a forma como o Basileia abordou o jogo. O FC Porto nunca soube adaptar-se a agressividade apresentada pelos suiços. No dia 10 de março joga-se a segunda-mão no Dragão. Os "azuis-e-brancos" continuam sem qualquer derrota nesta edição da Champions.