Basileia foi o palco da primeira final europeia do FC Porto. Esta quarta-feira, o FC Porto volta a pisar o relvado de Saint Jakob Park para defrontar o Basileia em jogo a contar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e 31 anos depois da final da Taça das Taças com a Juventus de Platini, Pinto da Costa recorda a importância desse jogo para a afirmação do FC Porto europeu.

"É a primeira vez que volto a Basileia depois de 1984. Foi uma final que marcou. Foi aqui que a Europa percebeu que estava a nascer um clube de referência, um FC Porto europeu. Passados 31 anos é uma grande emoção estar de volta2, afirmou Pinto da Costa em entrevista ao diário O Jogo.

"Quando meti no programa eleitoral que queria estar numa final europeia, era impensável ter vencido, depois, sete títulos internacionais. Como era impensável se me tivessem dito na altura que voltaria aqui 31 anos depois como presidente do FC Porto. Diria que era impossível, pois achava que só ficaria dois anos. Voltar com este estatuto também diria ser impossível, mas isto prova que nada é impossível", acrescentou o histórico presidente do FC Porto.

"Se em 1984 o FC Porto era novidade, hoje é um clube respeitado, até mais no estrangeiro do que em Portugal", frisou Pinto da Costa lembrando que atualmente o FC Porto é o emblema com mais títulos europeus em Portugal.