Apenas em duas ocasiões o FC Porto não passou uma eliminatória das competições europeias depois de empatar fora o primeiro jogo.

Os "dragões" empataram a uma bola com o Basileia, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Champions, pelo que estão bem lançados para chegar aos "quartos" da Liga Milionária pela terceira vez.

Nas anteriores dez eliminatórias em que começou por empatar fora, o FC Porto passou em oito ocasiões. Só não se apurou em 2008/2009 quando foi empatar 2-2 com o Manchester United. Os "dragões", treinados por Jesualdo Ferreira, acabaram por cair nos quartos-de-final da Liga dos Campeões graças a um golaço de Cristiano Ronaldo no Dragão. A outra ocasião foi em 1990/91, frente ao Bayern Munique, com derrota em casa por 2-0, depois de 1-1 em Munique.

Nas oito ocasiões em que seguiu em frente, depois de empatar fora, os "azuis-e-brancos" venceram sete empataram um jogo, empate esse que valeu o apuramento. Aconteceu frente ao Atlético Madrid em 2008/2009, com um 0-0 no Dragão, depois de um 2-2 no Vicente Calderon.

O Basileia não é o primeiro adversário suíço a empatar com os "dragões" na primeira-mão da prova mais importante da UEFA. Em 1992/93, o Sion empatou 2-2 como FC Porto na primeira-mão mas acabou por ser goleado nas Antas por 4-0.

O jogo da segunda-mão frente ao Basileia está marcado para o dia 10 de março.