A partida entre FC Porto e Basileia terminou empatada a um golo e o resultado final acabou por não espelhar a exibição dos portistas. No entanto, há um dado indesmentível: as estatísticas. Segundo estas, o conjunto luso rematou 15 vezes contra apenas uma do "FCB" e conseguiu completar quase o dobro dos passes da equipa da casa.

No final da partida da passada quarta-feira, Fabien Frei elogiou a capacidade ofensiva do conjunto de Julen Lopetegui. O médio de 26 anos mostrou-se impressionado com o poderio dos "dragões", destacando a força do coletivo luso e relembrando que a sua equipa não recebia uma equipa tão forte há mais de dois anos.

Isto quer dizer que nem o Real Madrid nem o Liverpool (adversários na fase de grupos) foram tão fortes como os nortenhos em casa da turma orientada por Paulo Sousa, algo que comprova a dificuldade de jogar em casa dos suíços. Os portistas foram mais fortes em vários parâmetros, pois só perderam no número de foras de jogo e na quantidade de faltas feitas (13 dos lusos e 21 do Basileia).

Comparando as estatistísticas com as do Real Madrid e Liverpool, os "dragões" batem os dois pesos-pesados do futebol mundial na posse de bola (61% contra 55% dos espanhóis e 44% dos "reds"). No total de remates, Liverpool e FC Porto empataram com 15 tiros para cada lado. Já os "merengues" apenas chutaram à baliza em oito ocasiões (menos do que o Basel, que fez 17 nessa partida).

Nos cantos, os portuenses voltaram a ser implacáveis com nove livres (o Basileia não teve nenhum) contra seis de Real Madrid e quatro do Liverpool. Na questão das faltas o FC Porto somou 13, mais duas do que o Real Madrid e três do que o conjunto da cidade dos Beatles.

Por último, no capítulo do passe, a circulação de bola imposta por Lopetegui fez a equipa concluir 563 passes, já Real Madrid e Liverpool ficaram abaixo das expectativas, com 481 e 322, respetivamente.

Foi certamente por tudo isto que Paulo Sousa e os jogadores do Basileia assumiram a inferioridade da sua equipa durante os 90 minutos disputados no St. Jacob.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.