Na reedição do duelo dos oitavos de final da edição anterior da Liga dos Campeões e de segundos classificados nos respectivos campeonatos, o Manchester City recebeu com o Barcelona no estádio Cidade de Manchester.

Os "citizens" acabaram "abalroados" (2-1) por um Barcelona bastante consciente do seu trabalho. Os golos da partida foram marcados por Suárez (16’ e 30’) para os visitantes e Aguero (69’) para os homens da casa. Messi falhou um penálti aos 94'.

Manuel Pellegrini apostou no ex-portista Fernando para fechar a zona imediatamente à frente da defesa (Mangala ficou no banco de suplentes) e tinha como grande farol da equipa Kun Aguero. Do lado da formação visitante, Luis Enrique não fez grandes alterações na equipa, apostando num tridente composto por Messi, Neymar e Suárez, depois da derrota frente ao Málaga (1-0) para a liga espanhola.

O técnico dos ingleses, apenas havia vencido quatro dos 22 jogos disputados diante do Barcelona e viu, à passagem do quarto de hora, o filme repetir-se. Luis Suárez, a passe da "pulga" argentina, abriu o marcador com um remate forte. Após o golo, a turma de Manchester esboçou uma reação mas não foi mais do que isso, com Dzeko a falhar o alvo de cabeça.

Aos 26’, Suárez voltou a ter uma grande oportunidade depois de um passe genial de Messi, mas Joe Hart manteve o City no jogo com uma grande defesa. Contudo, quatro minutos depois o guardião foi impotente perante a entrada de rompante do uruguaio. Messi inicia a jogada, abre para Jordi Alba que cruza rasteiro para o avançado de 28 anos finalizar já na pequena área.

Estava tudo muito fácil para o conjunto espanhol, porque os “citizens” deixavam jogar e o perigo ia sempre rondando a baliza da formação da casa. Messi iluminava o caminho dos "blaugrana" e Joe Hart era a contraluz que tentava anular o brilho da formação visitante. Fernando, muito recuado era insuficiente para fechar os espaços a uma equipa que parecia estar sempre em vantagem numérica.

No segundo tempo, os britânicos entraram mais determinados e pressionantes e chegaram a ter oportunidade para voltar ao jogo. Dzeko por duas vezes e Aguero tiveram ocasiões para desfazer a desvantagem mas revelaram-se perdulários em frente Ter Stegen. O Barcelona recompôs-se após o susto inicial e voltou à carga. O Manchester City apenas conseguia parar os ataques catalães através de faltas.

Aguero não falhou a segunda oportunidade que, após um toque de calcanhar de David Silva, passou por Piqué e fuzilou a baliza dos "blaugrana". Jogo aberto até ao final e os ingleses entravam de novo na eliminatória. Cinco minutos depois, Clichy volta a complicar a partida e é expulso por segundo amarelo após falta sobre Daniel Alves.

Os "citizens" ainda mostraram ambição para empatar o encontro, mas apenas a ambição não chega e as poucas arrancadas que tantaram nos últimos dez minutos foram facilmente travadas pela defensiva espanhola. A fechar a partida (94') Messi ainda viu Hart defender um penálti e falhou a recarga de cabeça quando tinha a baliza escancarada.

A segunda mão dos oitavos de final da prova milionária está marcada para 18 de março, às 19h45, em Camp Nou.