Em jogo dos oitavos de final da UEFA Youth League, Benfica eliminou o Liverpool por 2-1 e está nos quartos de final da prova. Hildeberto (5’) e Diogo Gonçalves (75’) marcaram para os da casa e Canós (9’) fizeram os golos dos visitantes.

A partida disputada no Caixa Futebol Campos, no Seixal (devido ao facto de o Benfica ser cabeça de série) as "águias" entraram praticamente a vencer frente ao Liverpool, com Hildeberto Pereira a abrir o marcador logo aos 5 minutos, numa jogada pela zona central. O avançado de 18 anos recebeu a bola no semicírculo da grande área e, perante a passividade dos centrais ingleses, entrou na área e rematou forte para o primeiro do encontro.

A reação do Liverpool teve tanto de mérito do conjunto da cidade dos Beatles como de demérito dos jovens da formação de sub-19 do Benfica. Quatro minutos depois, Sergi Canós igualou o jogo. Pedro Rodrigues deixou-se antecipar pelo espanhol que, numa rápida reação, fintou João Lima e rematou colocado para o poste esquerdo da baliza de André Ferreira.

Via-se um jogo com ritmo de parada e resposta e Hildeberto voltou a ter outra grande oportunidade, novamente pela zona central da defensiva do Liverpool (explorando a grande fragilidade dos ingleses), mas o futebolista "encarnado" acabou por rematar muito mal.

A velocidade do encontro acalmou e apenas aos 23’ se voltou a ver polémica quando Hildeberto (quem mais?) reclamou penálti por falta do guardião Ryan Fulton sobre o ponta de lança. Até ao intervalo não se viram mais do que pequenas ameaças de ambas as equipas, mas sem real perigo.

O Liverpool teve a primeira grande oportunidade do segundo tempo por intermédio de Harry Wilson, mas o capitão André Ferreira defendeu o remate do avançado quase por instinto. O jogo estava equilibrado com ambas as equipas a mostrar que queriam vencer a partida para seguir em frente.

O conjunto visitante adensou a pressão, mas os pupilos de João Tralhão iam limpando as investidas do adversário com alguma facilidade. Contudo, era o Benfica quem era mais consistente, demonstrava mais critério na hora de decidir e mostrava mais objetividade na hora de alvejar a baliza.

Yuri Ribeiro, João Carvalho e Hildeberto tentaram finalizar mas se não estava o guarda-redes dos "reds" estavam os elementos da defensiva inglesa. Aos 75’, Diogo Gonçalves voltou a adiantar as “águias” no marcador. O avançado de 18 anos iniciou a jogada e tabelou com Gonçalo Rodrigues que voltou a passar para o companheiro de calcanhar e o número sete benfiquista finalizou com classe.

Até ao final do encontro, o Benfica manteve o maior poderio e Pedro Rodrigues, num contra-ataque perigoso teve hipótese de aumentar a vantagem mas rematou fraco. Aos 90', Tom Brewitt teve a última grande oportunidade para voltar a empatar e André Ferreira voltou a mostrar que estava presente ao defender a bola por duas ocasiões, mantendo uma vantagem preciosa.

O Benfica segue passos do FC Porto, que eliminou o Real Madrid na semana passada na marcação das grandes penalidades, e está nos quartos de final de uma prova que venceu na época passada. Segue-se o Shakhtar Donetsk, num encontro marcado para o dia 10 de março, no Caixa Futebol Campus.