O Arsenal recebeu esta noite o Mónaco no Emirates Stadium em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O encontro acabou com a vitória da equipa francesa por 3-1 que teve muito da inteligência de Moutinho. Os golos foram marcados por Kondogbia (38’), Berbatov (53’) e Ferreira-Carrasco (94’) para os visitantes e Chamberlain (91’) para os homens da casa.

Na primeira vez em que as duas equipas se defrontam em jogos oficiais, Leonardo Jardim apostou em João Moutinho no centro do terreno (Ricardo Carvalho por opção) e deixou Bernardo Silva no banco de suplentes (entrou aos 84’). O treinador dos monegascos colocou ainda em campo os “portugueses” Fabinho (ex-Rio Ave), Elderson e Wallace (ambos ex-bracarenses).

Já Arsène Wenger não procedeu a grandes alterações em relação à última vitória para o campeonato (vitória por 2-1 diante do Crystal Palace), trocando os laterais Monreal e Chambers por Gibbs e Bellerín, respetivamente.

O Mónaco foi igual a si próprio e teve de aguentar a pressão inicial dos "gunners" no primeiro quarto de hora. Fê-lo e com relativa facilidade. A partir dos 20 minutos, a turma de Leonardo Jardim começou a ser mais atrevida e começou a colocar em prática os seus contra-ataques venenosos. Aos 38’, e perante um Arsenal apático e pouco objetivo, o Mónaco chega à vantagem num grande remate de Kondogbia.

O francês de 22 anos desferiu um "tiro" de fora da área, a passe de João Moutinho, que bateu num defesa do conjunto britânico e acabou por trair Ospina. O guardião colombiano ficou pregado ao chão e apenas conseguiu seguir a bola com os olhos. Até ao final do jogo, continuou-se a ver um Mónaco seguro na linha mais recuada, que não colocava muita gente na zona ofensiva, contra um Arsenal que não conseguia ser produtivo no ataque.

Após o intervalo, o Arsenal começou mais forte e, após Giroud ter falhado o golo na sequência de uma bola parada, o Mónaco fez Leonardo Jardim festejar efusivamente com novo tento. Num contra-ataque bem delineado por apenas três jogadores. Fabinho iniciou a jogada ainda no seu meio campo defensivo e, perante a oposição de quatro adversários, conseguiu adiantar a bola para Martial que a ofereceu "redondinha" a Berbatov. O experiente búlgaro fuzilou a baliza dos britânicos e deu maior tranquilidade ao Mónaco aos 53’.

O Arsenal apresentava um jogo partido e acabava engolido no centro do terreno, onde a superioridade do clube do principado era evidente. Apesar disso e depois de uma perda de bola de Fabinho, Alexis Sánchez remata forte para defesa de Subasic e Giroud, novamente perdulário, falha o golo de forma incrível quando tinha a baliza escancarada.

Os monegascos estavam mais confiantes e Martial voltou a ter a possibilidade de aumentar a vantagem (61’), após passe de calcanhar de Moutinho. O médio apresentava pormenores de classe e dirigia as operações da sua equipa com desenvoltura e, um minuto depois, teve um remate cruzado que não saiu muito longe da baliza e ainda chegou a assustar.

Aos 64’, o Arsenal teve nova possibilidade mas a sorte não esteve a formação do norte de Londres. Um passe nas costas do lateral esquerdo Elderson deixou Walcott isolado em frente a Subasic que defendeu o primeiro remate e viu Welbeck chutar contra o companheiro de equipa. A prova que nada saia bem aos "gunners", numa partida em que o rei Alberto esteve presente e festejou os golos com efusividade.

O melhor período dos britânicos foi já no final do encontro e coincidiu com o golo de Chamberlain, aos 91’. O avançado recebeu a bola à entrada da área após alívio da defesa monegasca, fintou Fabinho e fez um golo de bandeira.

O Arsenal mostrou que ainda respirava mas Ferreira-Carrasco retirou a bomba à turma inglesa com um golo aos 94’. Destaque para Bernardo Silva que demonstrou toda a sua inteligência ao aguentar a bola, fintar um defesa e assistindo o belga que rematou cruzado e voltou a bater Ospina quando já parecia ter perdido a oportunidade para alvejar a baliza.

O mérito da vitória vai todo para o Mónaco, que faz do seu conjunto a sua grande arma, tendo tornado o Arsenal numa equipa banal. A segunda mão está marcada para 17 de março, no estádio Louis II, às 19h45.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.