O sueco Jonas Eriksson foi nomeado hoje pela UEFA para arbitrar o jogo de terça-feira entre FC Porto e Basileia, da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, no estádio do Dragão.

FC Porto e Basileia disputam terça-feira a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, depois do empate 1-1 no jogo da primeira mão, na Suíça.

Internacional desde 2002, Jonas Eriksson vai dirigir o quinto jogo da ‘Champions’ desta época e o segundo do Basileia, pois foi ele que arbitrou o encontro da fase de grupos entre os suíços e o Liverpool, que os helvétivos venceram por 1-0.

Será também a segunda vez que Jonas Eriksson ‘apita’ um jogo do FC Porto. Em 2009, orientou o encontro entre os portistas e o Chelsea, um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões que os ingleses venceram por 1-0.

O último contacto de Jonas Eriksson com equipas portuguesas ocorreu em março do ano passado, no jogo entre o Tottenham e o Benfica, em Londres, da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, que os ‘encarnados’ venceram por 3-1.

Em 2012, apitou dois jogos de equipas portuguesas. O primeiro entre o Zenit e o Benfica, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que os russos venceram por 3-2, em São Petersburgo.

Depois, o sueco foi o árbitro do encontro entre o Sporting e os espanhóis do Athletic Bilbau, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, que os ‘leões’ venceram por 2-1.