O FC Porto caiu aos pés do Anderlecht nos oitavos-de-final da UEFA Youth League com uma pesada derrota por 6-0 no reduto dos belgas.

Na visita ao Estádio Constant Vanden Stock, a formação sub-19 do FC Porto procurava seguir em frente para os quartos-de-final da UEFA Youth League depois de ter terminado em segundo lugar no Grupo H atrás dos ucranianos do Shakhtar, que ontem eliminaram o Benfica nas grandes penalidades.

O FC Porto entrou em campo com Gudinho na baliza, Fernando, Johansen, Jorge, Lumor na defesa, Fidelis, João Cardoso e Rui Moreira no meio-campo e Sérgio Ribeiro, Djim e Ruben Macedo no ataque. O Anderlecht a jogar em casa apresentou-se desde logo muito dominador e foi sem surpresa que aos 4 minutos Leya Iseka inaugurou o marcador para os belgas.

Os "dragões" reagiram de imediato por Djim e Sérgio Ribeiro, mas o guarda-redes Svilar negou as pretensões dos avançados do FC Porto. Aos 13 minutos, Lumor falhou uma grande oportunidade para empatar o encontro para minutos depois ser Fidelis a cometer uma grande penalidade sobre Kawaya. Chamado à conversão, Iseka bisou aos 16 minutos, batendo Gudinho pela segunda vez. Aos 25 minutos, Bourard ainda permitiu a defesa ao guarda-redes do FC Porto, mas na recarga acabou por fazer o 3-0 com que o marcador foi para intervalo.

No segundo tempo, Folha apostou na entrada de Élvis para a saída de João Cardoso e o FC Porto parecia estar preparado para dar a volta ao marcador quando uma grande penalidade de Djim sobre Kawaya permitiu o "hat-trick" a Iseka.

Apesar dos bons indicadores do FC Porto no final da primeira parte, o Anderlecht praticamente sentenciava a partida ao marcar o 4-0. Aos 62 minutos de jogo, um auto-golo de Lumor fixava o resultado em 5-0 para a formação belga e praticamente terminava com as aspirações do FC Porto em lutar por outro resultado.

Até ao apito final, o FC Porto ainda criou perigo junto à baliza do adversário, mas seria o Anderlecht a obrigar Gudinho a grandes defesas. Com este resultado, Portugal já não tem representantes na presente edição da Youth League depois do Benfica ter sido eliminado em casa pelo Shakhtar.