O antigo goleador portista Mário Jardel defendeu esta segunda-feira que se os 'dragões' jogarem "concentrados e determinados, como sempre fazem", têm "grandes hipóteses" de eliminar o Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol.

O ex-avançado brasileiro, em jeito de conselho para os atuais jogadores que integram o plantel do FC Porto, recomendou "cautela" e frisou: "Quando tiverem oportunidades de golo, não desperdicem e concretizem".

"O Bayern Munique é uma equipa que não facilita e quando tem a oportunidade de golo não perde e marca", disse Mário Jardel, por duas vezes vencedor da' Bota de Ouro', 1998/99 (FC Porto) e 2001/02 (Sporting) e por quatro vezes melhor marcador do campeonato nacional.

Numa entrevista telefónica à agência Lusa, Mário Jardel recordou ainda a eliminatória com os alemães na época de 1999/2000, igualmente nos quartos de final da Liga dos Campeões, em que o FC Porto foi afastado por um golo nos descontos.

"Lembro muito bem. Perdemos 2-1 em Munique, no período de descontos. O árbitro deu três ou quatro minutos, se não me engano, e o jogo ia para prolongamento. Mas, o Bayern fez o golo no finalzinho e saiu todo o mundo triste de Munique", recordou Mário Jardel.

O ex-jogador brasileiro, que viria a ser o melhor marcador dessa edição da prova, com 10 golos, esteve em evidência nos dois jogos com os germânicos, ao marcar na primeira mão, no Estádio das Antas, e na segunda, em Munique.

Jardel colocou o FC Porto em vantagem aos 47 minutos, no jogo da primeira mão, nas Antas, mas o seu compatriota Paulo Sérgio empatou para o Bayern Munique, aos 80, estabelecendo o resultado com que se atingiria o final do jogo.

Na Alemanha, na segunda mão, o mesmo Paulo Sérgio colocou o Bayern em vantagem, aos 15 minutos, mas o FC Porto conseguiria empatar por Jardel, aos 90, deixando no ar a possibilidade de prolongamento e em aberto a eliminatória.

A eliminação do FC Porto foi, no entanto, sentenciada por Thomas Linke (90+2 minutos), que marcou o segundo golo dos alemães e desferiu um verdadeiro 'balde de água' fria nas aspirações dos 'dragões'.

"Eu acho que o FC Porto tem grandes hipóteses, pois não chegava aos quartos de final de uma Liga dos Campeões se não tivesse mérito. Tem grandes possibilidades de fazer frente ao Bayern Munique, que é uma dos maiores equipas do mundo, juntamente com o FC Porto", disse.

Por questões profissionais, Mário Jardel não irá poder assistir ao jogo de quarta-feira, relativo à primeira mão, no Estádio do Dragão, mas afirmou à agência Lusa que irá, com toda a certeza, estar a torcer pelo FC Porto e a seguir o seu desfecho.