De colegas de equipa durante três temporadas nos anos 90 a adversários por dois dias no duplo confronto dos quartos de final da Liga dos Campeões. Assim é a história de Julen Lopetegui e Pep Guardiola, que partilharam o balneário do Barcelona entre 1994 e 1997 e que esta quarta-feira reencontram-se na condição de adversários, ao comando de FC Porto e Bayern Munique.

Apesar de colegas sob o comando dos históricos Johan Cruyff e Bobby Robson, os agora treinadores de portistas e bávaros viviam situações absolutamente distintas na equipa da Catalunha. Guardiola brilhava no meio-campo e era uma das estrelas da equipa catalã, quase um símbolo da ‘afición culé’; já Lopetegui praticamente não teve oportunidades na baliza blaugrana, ao viver na sombra de nomes como Busquets, Arnau e… Vítor Baía.

Quando Julen Lopetegui chegou ao Barcelona em 1994, proveniente do Logroñes, já Pep Guardiola era um jogador consagrado. Por sua vez, o guarda-redes procurava a sua confirmação num clube de topo. A aventura não foi longa, já que Julen Lopetegui acabaria por sair em 1997 rumo ao Rayo Vallecano, clube no qual daria a carreira por terminada em 2002. Já Guardiola deixou o Barça em 2001 e despediu-se do futebol em 2006, no México.

É de realçar ainda a convivência dos dois amigos ao serviço da seleção espanhola. Guardiola e Lopetegui fizeram parte da comitiva de Espanha no Mundial 1994, nos Estados Unidos, onde ‘La Roja’ acabou por cair nos quartos de final aos pés da Itália.

O primeiro embate dos amigos – e rivais – Julen Lopetegui e Pep Guardiola está marcado para esta noite, às 19h45, no Estádio do Dragão.