Na casa do Dragão reinou a confiança numa noite cheia de surpresas, em que os azuis e brancos foram superiores ao superfavorito Bayern de Munique, vencendo por 3-1 na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

O Bayern de Munique nunca tinha perdido em Portugal, até ontem. Vinte e oito anos depois, os homens de azul e branco venceram os homens que vieram da Alemanha.

O jogo ainda não tinha começado e Julen Lopetegui brindava os adeptos com uma agradável surpresa. Afastado dos grandes palcos desde 6 de março, devido a lesão, Jackson Martínez surgia no alinhamento inicial. O avançado colombiano esteve escondido na semana que antecedeu a partida, nem no derradeiro treino de véspera ele apareceu. Um trunfo bem escondido pelo FC Porto.

E Jackson Martínez voltou em grande estilo. Esteve em vários momentos decisivos da equipa e ajudou, sempre que foi necessário, os seus colegas. Marcou (o terceiro golo) e esteve no lance que deu origem à grande penalidade, convertido pelo colega Ricardo Quaresma. Mas comecemos então por analisar os três golos portistas.

Os cerca de 50 mil adeptos no Dragão não tiveram de esperar muito para ver o primeiro golo. Este apareceu logo aos quatro minutos. Numa desatenção do espanhol Xabi Alonso, Jackson Martínez roubou-lhe a bola e partiu em direção à baliza, onde estava Neuer, que não encontrou melhor solução do que derrubar o número 9 do FC Porto. O árbitro marcou grande penalidade e mostrou o cartão amarelo (que podemos considerar justo) ao guardião internacional alemão. Na conversão, Quaresma chutou para um lado e Neuer atirou-se para o outro.

O segundo golo dos Dragões nasceu novamente num erro da defesa do Bayern. Ricardo Quaresma, muito atento, percebeu que Dante não ia segurar a bola e intercetou o lance. O ‘Mustang’ acelerou para a área isolado e bateu novamente Neuer com um toque de trivela rasteiro à saída do guardião. Dez minutos e dois golos para o FC Porto.

Contudo, o Bayern começou a dar sinais do seu favoritismo e, à passagem da meia hora de jogo, apresentava uma posse de bola de 70 por cento. Numa altura em que o brasileiro Thiago Alcântara já tinha reduzido para os alemães. Maicon podia ter feito muito mais para impedir o tento do Bayern.

A segunda parte foi pautada pelo equilíbrio. O Bayern começou a dar sinais de que poderia mudar o rumo do jogo, mas, uma vez mais, um erro defensivo dos alemães, por parte de Boateng, permitiu a Jackson Martínez dilatar a vantagem.

Uma noite de sonho para os Dragões que, com este triunfo, ficam mais perto das meias-finais da Liga dos Campeões. A última vez que lá estiveram foi na época 2003/04, quando se sagraram campeões da Europa, então comandados por José Mourinho.

A tarefa não se avizinha nada fácil, como lembraram os jogadores portistas, mas levar uma vantagem de 3-1 para Munique é melhor do que começar um jogo com 0-0 e com o mundo inteiro a apontar o favoritismo ao Bayern de Munique, candidato a vencer a Liga dos Campeões desde que começou.

Para terminar, uma nota menos positiva: Danilo e Alex Sandro viram cartões amarelos e vão falhar o jogo da segunda mão em Munique, agendado para esta terça-feira. Há candidatos à altura para as laterais?