O FC Barcelona recebe hoje o Bayern Munique, em encontro da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, marcado pelo regresso do treinador Pep Guardiola a Camp Nou.

O técnico catalão liderou o ‘barça’ de 2008 a 2012, altura em que o clube conquistou 14 títulos, entre os quais duas Liga dos Campeões, procurando agora ao serviço dos bávaros a sua terceira ‘Champions’.

Do outro lado estará Luis Enrique, antigo companheiro de Guardiola nos ‘blaugrana’ e que conduz um FC Barcelona na sua melhor fase da época: lidera a Liga espanhola e está na final da Taça do Rei, tendo vencido 15 dos últimos 16 jogos.

O FC Barcelona apresenta-se praticamente na máxima força, com destaque para o seu tridente ofensivo, que já ultrapassou os 100 golos esta temporada - Messi (51), Neymar (33) e Suárez (24).

‘Carrasco’ do FC Porto nos quartos de final (perdeu 3-1 no Dragão, mas goleou por 6-1 na Alemanha), o Bayern chega em aparente abrandamento e com várias baixas, com destaque para Robben, Ribéry e Alaba.

No confronto direto, o Bayern leva vantagem e Guardiola foi o único a conseguir vencer um encontro pelos catalães, por 4-0, nos quartos de final da ‘Champions’ de 2008/09, que o ‘barça’ viria a vencer.

Nos outros sete encontros, cinco triunfos para o Bayern e dois empates, com os alemães a eliminarem o FC Barcelona em 2012/13 com um agregado 7-0.

Na outra meia-final, a Juventus colocou-se em vantagem sobre o Real Madrid, aos derrotar os campeões europeus em Turim, por 2-1.