O FC Barcelona e a Juventus disputam hoje a final da Liga dos Campeões de futebol, que se disputa no Olímpico de Berlim, com ambos os conjuntos a procurarem o terceiro título esta temporada.

Frente a frente vão estar dois treinadores que se estrearam esta temporada nos respetivos clubes, com Luis Enrique, no FC Barcelona, e Massimiliano Allegri, na Juventus, a conquistarem os respetivos campeonatos nacionais e taças e a poderem agora alcançar o ‘triplete’.

Os catalães procuraram o quinto título de campeão europeu - depois dos logrados em 1992, 2006, 2009 e 2011 -, que os colocaria no terceiro lugar do ‘ranking’, ao lado de Liverpool e Bayern Munique e apenas atrás de AC Milan (7) e Real Madrid (10).

Por seu lado, os transalpinos lutam pelo terceiro, após as vitórias em 1985 e 1996, e para evitarem o sexto desaire em finais – lideram esse ‘ranking’, com cinco, em igualdade com Benfica e Bayern Munique. O ‘barça’ só perdeu duas.

Os catalães surgem em grande forma, com destaque para o tridente ofensivo Neymar, Suarez e Messi, num encontro que marcará a despedida de Xavi do clube.

O defesa central Chielini, o principal esteio da defesa do campeão transalpino, será uma baixa de peso na ‘vecchia signora’, por lesão.

A final da Liga dos Campeões está marcada para as 19:45, no Estádio Olímpico de Berlim, e terá arbitragem do turco Cuneyt Çakir.