O APOEL, de Domingos Paciência, e o Ludogorets, de Bruno Ribeiro, defrontam o Vardar (Macedónia) e o Milsami Orhei (Moldávia), respetivamente, na segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.

As duas equipas, que na última época já estiveram na fase de grupos da ‘Champions’, contam na próxima temporada com técnicos novos e têm a segunda eliminatória agendada para 14/15 e 21/22 de julho.

Na última época o APOEL, que terá agora Domingos Paciência como treinador, foi último classificado, com um ponto, num grupo em que FC Barcelona, que se viria a sagrar campão europeu, e Paris Saint-Germain se apuraram e o Ajax seguiu para a Liga Europa.

Na equipa cipriota jogaram, em todos os seis jogos da fase de grupos, os portugueses Mário Sérgio, Tiago Gomes e Nuno Morais.

Já o Ludogorets, tetracampeão búlgaro, anunciou na última semana a contratação do treinador Bruno Ribeiro, ex-Vitória de Setúbal, e tentará uma vez mais estar na prova mais importante da UEFA, depois da boa campanha da última época.

Apesar de terminar o seu grupo, de Real Madrid, Basileia e Liverpool, em último lugar, conseguiu uma vitória e um empate nos seis jogos, em que o médio português Fábio Espinho foi sempre titular.

Outras equipas à procura de repetirem a entrada na fase de grupos são o BATE Borisov (Bielorrússia) e o Maribor (Eslovénia), que foram adversários de FC Porto e Sporting na última época, além dos suecos do Malmoe.

Os bielorrussos defrontam os irlandeses do Dundalk FC, os eslovenos os cazaques do Astana, e os suecos os lituanos do Žalgiris Vilnius, com as três equipas a iniciarem a pré-eliminatória com jogos em casa.

Esta fase segue-se a uma primeira pré-eliminatória, de apenas quatro jogos, também hoje definida, com os jogos agendados para 30 de junho ou 01 de julho (primeira mão) e 07 ou 08 de julho (segunda mão).

Depois das duas primeiras pré-eliminatórias haverá uma terceira, com jogos a 28/29 de julho e 04/05 de agosto, antes do ‘play off’, eliminatória em que entrará o Sporting, como terceiro classificado na Liga Portuguesa.

A equipa ‘leonina’ tentará entrar novamente na fase de grupos, agora com o treinador Jorge Jesus, e terá os jogos a 18/19 e 25/26 de agosto, já depois de ter disputado a Supertaça frente ao Benfica e o arranque da I Liga.

O Benfica (campeão) e o FC Porto (segundo classificado) têm entrada direta na principal competição europeia de clubes.

Jogos da Segunda eliminatória

FC BATE Borisov (Bielorrússia) v KS Skenderbeu (Albânia)
Maccabi Tel-Aviv FC (Israel) v FC Santa Coloma (Andorra) ou FC Banants (Arménia)
FC Dinamo Tbilisi (Geórgia) v FK Aktobe (Cazaquistão)
HSK Zrinjski (Bósnia) v NK Maribor (Eslovénia)
FC Sheriff (Macedónia) v FK Sutjeska (Montenegro)
AC Sparta Praga (Rep. Checa) v SP La Fiorita (San Marino) ou FC Levadia Tallinn (Estónia)
Malmo FF (Suécia) v FK Ventspils (Letónia)
SK Slovan Bratislava (Eslováquia) v The New Saints FC (País de Gales)
Celtic FC (Escócia) v KR Reykjavík (Islândia)
Cliftonville FC (Irlanda do Norte) v Debreceni VSC (Hungria)
FK Partizan (Sérvia) v Lincoln FC (Gibraltar) ou HB Tórshavn (Ilhas Faroé)
Legia Versóvia (Polónia) v Saint Patrick's Athletic (Rep. Irlanda)
FK Rabotnicki (Macedónia) v HJK Helsinki (Finlândia)
Dínamo Zagreb (Croácia) v VMFD Zalgiris (Lituânia)
PFC Ludogorets Razgrab (Bulgária) v F91 Dudelange (Luxemburgo)
Valletta FC (Malta) v QarabaG FK (Azerbaijão)
Stromsgodset IF (Noruega) v FC Steaua Bucareste (Roménia)

*Artigo atualizado às 12h55