O Fenerbahçe de Vítor Pereira ficou hoje fora dos ‘play-offs’ de acesso à Liga dos Campeões de futebol após perder, por 3-0, na visita ao Shakthar Donetsk, em dia ‘carrasco’ para as três equipas com portugueses.

Com Bruno Alves, Raul Meireles e Nani a titulares, o conjunto turco, que tinha cedido um empate 0-0 em casa, foi derrotado com golos do avançado Oleksandr Gladkiy (25), do experiente defesa croata Darijo Srna (65), de penalti, e do brasileiro Alex Teixeira (68).

O internacional brasileiro Fred, que acusou doping na Copa América, jogou no primeiro desafio e, por isso, o Fenerbahçe pediu derrota dos ucranianos por 3-0: a UEFA negou o recurso e, ao contrário do esperado, o “canarinho” alinhou mesmo hoje no desafio decisivo.

A equipa grega do Panathinaikos, na qual Zeca foi titular, tinha ganhado 2-1 em casa ao Club Brugge, mas foi derrotada por 3-0, com os três tentos já no segundo tempo, e assim ficou fora de prova.

Da mesma forma, os húngaros do Videoton, de Filipe Oliveira, foram afastados pelo BATE Borisov, após derrota por 1-0 na Bielorrússia, com golo do montenegrino Nemanja Nikolić (82), uma semana depois do 1-1 registado na Hungria. Os visitantes jogaram a última meia hora reduzidos a 10, por expulsão do defesa holandês Kees Luijckx.

Destacou-se na ronda a reviravolta dos suecos do Malmo, que venceram o Casino Salzburgo por 3-0, após derrota 2-0 na Áustria. O resultado foi construído ainda na primeira parte e a partir dos 64 o Malmo jogou reduzido a 10, por expulsão do médio ganês Enoch Kofi Adu.

Depois de ceder empate 1-1 em casa, o Steaua de Bucareste ainda esteve a vencer por 2-1 no recinto do Partizan, mas, após expulsão de Tosca (48), não resistiu aos sérvios e sofreram mais três golos, perdendo por 4-2 e assim ficando fora da UEFA.

O 2-2 caseiro com o Sparta de Praga deixava o CSKA Moscovo em situação complicada, mas os russos foram à República Checa vencer por 3-2, depois de estarem a perder por 2-0: a expulsão do médio Marek Matějovský (64), com a eliminatória igualada na altura, pesou a favor dos forasteiros.

O Sporting vai ser cabeça de série no sorteio dos ‘play-offs’, já com todas as 20 equipas apuradas, marcado para sexta-feira, às 11:00, na sede da UEFA em Nyon, na Suíça.

Os jogos da primeira mão disputam-se a 18 e 19 de agosto e os da segunda estão marcados para a semana seguinte, a 25 e 26.