O Valência apurou-se, esta terça-feira, para a fase de grupos da Liga dos Campeões mesmo tendo perdido (2-1) na segunda mão do play-off, uma vez que triunfou com uma vantagem maior (3-1) na semana passada. No total, os espanhóis ultrapassam a eliminatória (4-3) e farão parte do sorteio da próxima sexta-feira.

O Valência deu tudo o que tinha no primeiro tempo. Mónaco mostrou que com uma atitude guerreira também se ganham jogos, mas não serviu para vencer a batalha mais importante.

No Stade Louis II, no Mónaco, Leonardo Jardim voltou a apostar em três portugueses: Ricardo Carvalho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro. Já Nuno Espírito Santo apostou no defesa português Rúben Vezo, optando ainda por Negredo no lugar de Alcácer, na frente de ataque.

Por falar em Negredo, o avançado espanhol inaugurou o marcador logo aos quatro minutos e de forma sublime. Após um erro do lateral Fabinho, que entregou a bola a Negredo, o ‘El Matador’ progridiu e, já na área, fez um chapéu com classe a Subasic, para o canto oposto.

O Mónaco precisava então de marcar pelo menos três golos e a formação monegasca conseguiu reduzir aos 17 minutos, por intermédio de Raggi. Na ressaca do canto, a bola sobrou para o central italiano, que protegeu, rodou e rematou à meia-volta para o fundo das redes, fazendo o empate nesta segunda mão.

Até ao golo do Mónaco, o Valência esteve melhor no encontro, mas o Mónaco conseguiu travar a investida dos espanhóis até ao intervalo.

Com uma vantagem confortável, o Valência encostou-se e o Mónaco deu a volta ao marcador. Aos 75 minutos, o guarda-redes Ryan defendeu para a frente contra Carrilo e, na recarga, Elderson - em posição irregular - empurrou para a baliza.

O golo do ex-Braga deu um novo fôlego à equipa de Leonardo Jardim, que precisava apenas de um golo para empatar e levar o jogo para prolongamento. O Mónaco pressionar forte até ao final, enquanto o Valência limitava-se a defender.

Apesar da derrota no Mónaco, é o Valência de Nuno Espírito Santo que entra na fase de grupos da Liga dos Campeões. O emblema francês segue para a fase de grupos da Liga Europa, cujos sorteios estão marcados para esta sexta-feira.