Benfica (pote 1) e FC Porto (2) têm em comum para o sorteio de quinta-feira da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol a ‘vontade’ de fugir a Wolfsburgo e Borussia Mönchengladbach.

Os dois clubes germânicos são os clubes mais ‘perigosos’ do Pote 4, que inclui ainda os bem mais ‘desejáveis’ Dínamo Zagreb, BATE Borisov, Maccabi Telavive, Malmö, Gent e Astana.

No Pote 1, o Benfica evita FC Barcelona, Chelsea, Bayern Munique, Juventus, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV Eindhoven, enquanto o FC Porto, no 2, não terá pela frente Real Madrid, Atlético de Madrid, Arsenal, Manchester United, Valência, Bayer Leverkusen e Manchester City.

Quanto ao Pote 3, os possíveis adversários são CSKA de Moscovo, ‘carrasco’ do Sporting (3-1 em casa, hoje, após 1-2 em Alvalade), Shakhtar Donetsk, Sevilha, Lyon, Dínamo Kiev, Olympiacos, Galatasaray e Roma.

Entre os cabeças de série, o PSV Eindhoven é, claramente, o adversário ‘favorito’ do FC Porto, que também não ficaria ‘mal servido’ com o Zenit, do seu ex-treinador André Villas-Boas e do seu ex-jogador Hulk.

Por seu lado, o Bayer Leverkusen será, do Pote 2, o ‘mal menor’ para as ‘águias’, mesmo tendo em conta que os alemães não perderam com os ‘encarnados’ nos dois encontros da fase de grupos da época passada (3-1 em casa e 0-0 na Luz).

Quanto ao Pote 3, e apesar das viagens, o Dínamo Kiev seria uma boa opção para Benfica e FC Porto.

No pior cenário, o Benfica terá um grupo muito complicado, com Real Madrid, Roma e Wolfsburgo, tal como os portistas, trocando apenas os 'merengues' pelo campeão europeu e espanhol FC Barcelona.

Potes para o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões:

Pote 1: Barcelona, Chelsea, Bayern Munique, Juventus, Benfica, Paris SG, Zenit, PSV

Pote 2: Real Madrid, At. Madrid, FC Porto, Arsenal, Man. United, Valencia, Bayer Leverkusen, Man. City

Pote 3: Shakhtar Donetsk, Sevilha, Lyon, Dínamo Kiev, Olympiacos, CSKA Moscovo, Galatasaray, Roma

Pote 4: BATE, Borussia Mönchengladbach, Wolfsburgo, Dínamo Zagreb, Maccabi Telavive, Gent, Malmö, Astana