O Sporting falhou hoje o acesso à Liga dos Campeões de futebol, com uma derrota por 3-1 em Moscovo, num ‘play-off’ em que o Manchester United dominou na Bélgica e o APOEL, de Domingos Paciência, foi eliminado.

Tal como tinha acontecido há 10 anos em Alvalade, na final da Taça UEFA e com o mesmo resultado, o Sporting chegou ao intervalo em vantagem sobre o CSKA Moscovo, mas acabou por sofrer três golos na segunda parte e deitou tudo a perder. De nada valeu o triunfo por 2-1 na primeira mão, em Lisboa.

Em Moscovo, aos 36 minutos, o colombiano Teo Gutierrez deu vantagem aos ‘leões’, mas dois golos do costa-marfinense Doumbia, aos 49 e 72, e um do nigeriano Musa, aos 85, asseguraram a qualificação do CSKA para a fase de grupos da ‘Champions’.

O Sporting, que terminou o jogo em inferioridade numérica, devido à expulsão de João Mário, aos 90+2, somou o segundo desaire em deslocações à Rússia, onde o melhor resultado que obteve foi um empate, frente ao Spartak Moscovo, em 2006/07.

No Chipre, o APOEL Nicósia ainda empatou a eliminatória, mas acabou por cair perante o Astana, que se tornou na primeira equipa do Cazaquistão a participar na fase de grupos da Liga ‘milionária’.

Após a derrota por 1-0 da primeira mão, a formação treinada por Domingos Paciência e que contou com Nuno Morais e Mário Sérgio no ‘onze’, empatou o duelo através do bósnio Stilic, aos 60 minutos, mas o sérvio Maksimovic garantiu a passagem do Astana, aos 84.

Depois do triunfo por 3-1 em Inglaterra, o Manchester United foi à Bélgica confirmar o regresso à mais importante competição europeia de clubes, com uma goleada por 4-0 sobre o Club Brugge, com um ‘hat-trick’ de Wayne Rooney. O espanhol Herrera também marcou para os ‘red devils’.

Na Alemanha, o Bayer Leverkusen deu a volta à eliminatória com um claro triunfo por 3-0 e deixou pelo caminho a Lazio, que tinha vencido na primeira mão, por 1-0. O turco Calhanoglu, o suíço Mehmedi e Bellarabi fizeram os golos dos germânicos, perante a uma formação italiana que ficou reduzida a 10 unidades aos 68 minutos, por expulsão do ex-Sporting Maurício.

O BATE Borisov também vai repetir a presença na fase de grupos depois de ultrapassar o Partizan, apesar da derrota por 2-1, em Belgrado. Valeu o 1-0 da primeira mão, na Bielorrússia.

Na terça-feira, Valência, Dínamo Zagreb, Maccabi Telavive, Shakhtar Donetsk e Malmo já tinham garantido a qualificação.

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões está agendado para quinta-feira, às 16:45 (hora de Lisboa).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.