O FC Porto informou hoje a UEFA que vai doar um euro por cada bilhete no jogo com o Chelsea, da Liga dos Campeões de futebol, para apoiar os migrantes e convida os restantes clubes a aderirem à iniciativa.

Na carta do FC Porto enviada hoje à UEFA, à qual a agência Lusa teve acesso, o presidente do clube, Pinto da Costa, sugere a Michel Platini, presidente do organismo europeu, que os restantes 31 clubes da edição desta época da ‘Champions’ também possam fazer o donativo de um euro por cada bilhete vendido na primeira partida que cada clube como anfitrião.

“A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu”, lê-se na carta, que termina com o lema “Let’s play for the migrants!” (Vamos jogar pelos migrantes).

A Lusa fez as contas e como lotação do Estádio do Dragão são 50 mil lugares e, se no jogo com o Chelsea o recinto estiver esgotado, o valor que aquele clube pode angariar para os refugiados será na ordem dos 50 mil euros.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.