O FC Porto inicia hoje na Ucrânia a corrida ao apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, com visita ao Dínamo de Kiev, na ronda inaugural do grupo G.

Na sua 20.ª participação, os ‘dragões’ vão defrontar o que poderá ser o maior concorrente a uma vaga na fase seguinte: apesar do mau arranque de época, o Chelsea de José Mourinho é teoricamente favorito no grupo no qual começa por receber os israelitas do Maccabi Telavive.

Campeão europeu em 2004 precisamente sob comando de Mourinho, o FC Porto venceu três encontros e empatou outros tantos em seis jogos na Ucrânia, nunca tendo perdido.

A formação de Julen Lopetegui chegou a Kiev na condição de líder da I Liga portuguesa, com os mesmos 10 pontos do Sporting, após quatro jornadas.

A equipa ucraniana, em que alinha Miguel Veloso, também comanda o seu campeonato, seguindo isolados com 19 pontos em sete desafios, com três pontos de vantagem para o Shakthar Donetsk e cinco para Dnipro e Volyn.

A participação portuguesa na ‘Champions’ principiou na terça-feira com o Benfica a vencer em casa o estreante Astana, do Cazaquistão, por 2-0, no Grupo C, no qual o Atlético de Madrid ganhou pelo mesmo resultado na visita ao Galatasaray, na Turquia.