O FC Porto costuma dar-se bem com os ares da Ucrânia. Os "dragões" defrontam o Dínamo Kiev esta quarta-feira, em jogo da primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. É o regresso a Ucrânia onde a formação azul-e-branca costuma ter bons resultados. Na temporada passada empatou a duas bolas com o Shakthar Donetsk, em jogo da fase de grupos da prova. O encontro marca também o regresso do Dinamo Kiev à Champions, dois anos depois.

Os jogos com o Dínamo Kiev têm sorrido quase sempre ao FC Porto. Nos confrontos com a formação da capital ucraniana fora de portas, os "dragões" somam duas vitórias e um empate.

O primeiro embate aconteceu na memorável época de 1986/1987. A 22 de abril de 1987 a turma azul-e-branca viajou até Kiev para tentar ultrapassar o último obstáculo antes da mítica final de Viena. Depois de um 2-1 no Estádio das Antas, a equipa orientada por Artur Jorge repetiu o resultado da primeira-mão, com golos do central Celso aos três minutos e Fernando Gomes aos 10. Mykhaylychenko descontou para os ucranianos aos 11 minutos. Foi a última barreira antes da final de Viena, onde o FC Porto venceu o Bayern Munique por 2-1 e conquistou a Taça dos Campeões Europeus pela primeira vez.

A última vitória portista data de 5 de novembro de 2008. Na fase de grupos da Champions, os "dragões" voltaram a vencer por 2-1, com golos de Rolando aos 69 minutos e Lucho Gonzalez aos 90. Antes, Artem Milevski tinha dado vantagem aos ucranianos. Desse jogo só resta Helton no atual plantel azul-e-branco, numa equipa que era orientada por Jesualdo Ferreira.

A única vez que o FC Porto não venceu o Dínamo Kiev na Ucrânia foi a 6 novembro 2012, também na fase de grupos da Champions. O encontro terminou empatado a zero bolas, sendo que Vítor Pereira era o treinador do FC Porto. Helton e Silvestre Varela sãos os jogadores do atual plantel que participaram neste jogo.

O registo do FC Porto contra equipas ucranianas é claramente favorável a formação portuguesa, que venceu sete jogos, empatou quatro e perdeu apenas um. Dessas quatro vitórias, quatro foram frente ao Dínamo Kiev e três foram frente ao Shakhtar Donetsk. Os "dragões" nunca perderam na Ucrânia.

Já o Dínamo tem um registo negativo frente a formações lusas. Em 16 jogos, conseguiu apenas cinco vitórias, três empates, tendo perdido oito vezes. Em Kiev o Dínamo tem três triunfos, três empates e três derrotas contra equipas de Portugal.

Na capital ucraniana o FC Porto vai encontrar um adversário moralizado, que venceu sete dos nove encontros oficiais já realizados esta época. No derradeiro encontro para a Liga Ucraniana, a equipa onde alinham os portugueses Antunes e Miguel Veloso venceu em casa o PFC Oleksandriya por 3-0, resultado que lhe permite liderar com 19 pontos, mais três que o Shakhtar Donetsk. A turma orientada por Rebrov, antigo jogador do clube, sofreu apenas um golo nos últimos sete jogos que disputou.

O jogo entre o Dínamo Kiev e o FC Porto está marcado para às 19h45 desta quarta-feira. Felix Brych, da Alemanha, é o árbitro do encontro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.