O FC Porto deu hoje mais um passo rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol ao vencer o Maccabi, por 2-0, na terceira jornada, na qual o Arsenal surpreendeu ao vencer o Bayern.

A equipa portista não fez uma grande exibição, até protagonizou um mau início de jogo que poderia ter complicado, mas a partir dos primeiros vinte minutos, e quando Lopetegui já ameaçava com a entrada de Danilo Pereira, o FC Porto começou a tomar conta do jogo e os dois golos que marcou, por Aboubakar e Brahimi, aos 37 e 41 minutos, decorreram da superior qualidade dos ‘dragões’.

Destaque ainda para a proeza de Rúben Neves, que se tornou no mais jovem a capitanear uma equipa na história da Liga dos Campeões.

No outro jogo do grupo G, o Chelsea não fez melhor do que um nulo em Kiev, frente ao Dínamo – Antunes e Miguel Veloso não saíram do banco – e confirmou o momento difícil que atravessa, que se repercute nos níveis de autoconfiança dos seus jogadores, que atiraram duas bolas aos ferros e desperdiçaram boas oportunidades para levar os três pontos para Inglaterra.

O FC Porto comanda o grupo com sete pontos, mais dois do que o Dínamo de Kiev e mais três do que o Chelsea, enquanto o Maccabi ainda não pontuou.

No grupo F, realce para a vitória do Arsenal frente ao poderoso Bayern de Munique por 2-0, numa partida em que os ingleses foram sólidos a defender e mais eficazes na finalização perante um Bayern que teve mais posse de bola e ascendente no jogo.

O internacional francês Olivier Giroud entrou a render Walcott a um quarto de hora do fim e três minutos depois pôs o Arsenal na frente do marcador com a colaboração de Manuel Neuer, que tinha feito a defesa da noite e comprometeu nesse lance crucial ao falhar a interceção de um cruzamento. Aos 90+4 Mesut Ozil arrumou a questão quando o Bayern arriscava tudo por tudo para chegar ao empate.

Não obstante o percalço, a equipa germânica mantém a liderança com seis pontos, os mesmos do Olympiacos, que foi a Zagreb vencer por 1-0, ao passo que Arsenal conquistou os primeiros pontos na prova, estando a par do Dínamo.

Merece destaque a carreira que o treinador português Marco Silva está a fazer na prova, a ponto de a equipa grega estar bem posicionada para alcançar a qualificação para os oitavos de final ao fim de três jornadas.

No grupo E, o FC Barcelona só na segunda parte conseguiu impor-se no relvado dos bielorussos do BATE Borisov, graças a dois golos do médio croata Rakitic, aos 48 e 64 minutos, e já lidera com sete pontos, mais três do que o Bayer Leverkusen, segundo classificado.

A equipa alemã, de resto, protagonizou um jogo empolgante na receção à AS Roma, que terminou com oito golos, quatro para cada lado, com oscilações no resultado impróprias para cardíacos. O Bayer chegou a 2-0, permitiu que a formação romana operasse reviravolta para 2-4, mas ainda teve força anímica e capacidade para chegar ao 4-4, nos últimos cinco minutos da partida.

A AS Roma perdeu soberana oportunidade de corrigir a derrota fora da jornada anterior frente ao BATE Borisov, por 3-2, e manteve o último lugar do grupo, com dois pontos, menos um do que a equipa bielorrussa.

Finalmente, no grupo H, o Zenit de São Petersburgo, que venceu hoje o Lyon por 3-1, é a única equipa na competição, até ao momento, que somou três vitórias em três jogos. O último golo do conjunto orientado pelo treinador português André Villas-Boas foi marcado pelo seu compatriota Danny, aos 82 minutos.

Mais apertado foi o triunfo do Valência na receção aos belgas do Gent, por 2-1, com dois portugueses no onze, João Cancelo e André Gomes, o primeiro dos quais esteve na origem do lance de que resultou o segundo golo dos espanhóis.

De resto, a vitória, apesar de escassa, serviu para o treinador português Nuno Espírito Santo aliviar a pressão a que tem estado sujeito por força dos resultados menos positivos do Valência na Liga espanhola, ainda que na Liga dos Campeões esteja em segundo lugar, com seis pontos, a três do Zenit, e em posição privilegiada para se apurar para os oitavos de final.