O FC Porto recebeu e derrotou esta terça-feira o Maccabi Telavive, por 2-0, em partida referente à terceira jornada da Liga dos Campeões. Vincent Aboubakar (37') e Yacine Brahimi (41') apontaram os golos que valeram o triunfo portista e a liderança isolada do grupo G.

Num dia histórico para Rúben Neves, que se tornou no mais jovem 'capitão' de sempre da Liga dos Campeões, o FC Porto ameaçou logo nos primeiros minutos, mas Aboubakar não conseguiu aproveitar as duas primeiras ocasiões. A equipa de Lopetegui deixou-se depois cair e permitiu avanços sucessivos à formação israelita, com muitos passes errados. A velocidade de Ben Haim II e o instinto ofensivo de Zahavi causavam problemas, mas o FC Porto viria a reagir da melhor forma às ameaças.

Aos 37 minutos, numa altura em que o FC Porto recuperava as rédeas do jogo, um cruzamento de Layún encontrou Aboubakar na grande área e o avançado camaronês cabeceou para o primeiro golo do jogo. Apenas quatro minutos depois, Aboubakar fez um grande passe para Brahimi, que recebeu nas costas da defesa do Maccabi e atirou para o segundo. O jogo estava finalmente desbloqueado e os adeptos portistas suspiravam de alívio.

O FC Porto conseguia chegar ao intervalo com uma vantagem de dois golos, graças a cinco minutos diabólicos, e tentou manter a toada ofensiva no arranque do segundo tempo. Já depois de uma dupla mudança - Tello e Danilo entraram para os lugares de Corona e Imbula - os 'dragões' conquistaram uma série de pontapés de canto, mas nenhum resultou em perigo.

A equipa israelita tentava aproximar-se da baliza de Casillas, mas ficava limitada a tentativas de longe. Rikan, por duas vezes, arriscou de fora da área, mas não conseguiu acertar no alvo. O FC Porto reagiu e ficou próximo do terceiro golo. Primeiro, Tello cruzou e Ben Haim I desviou a bola para o poste da baliza israelita. Pouco depois, Indi falhou uma grande ocasião após passe de Rúben Neves.

Mesmo a um ritmo baixo, a equipa de Lopetegui conseguiu segurar a vantagem de dois golos até ao final - Casillas ainda fez uma boa defesa na sequência de um livre de Zahavi - e garantiu três pontos muito importantes na caminhada para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A vitória vale desde já a liderança isolada do grupo G, com sete pontos, já que Dínamo Kiev e Chelsea empataram a zero.