A UEFA anunciou hoje a abertura de um processo disciplinar aos ucranianos do Dínamo Kiev, adversários do FC Porto na Liga dos Campeões de futebol, devido a comportamento racista e distúrbios.

“Processos disciplinares foram abertos após o jogo da Liga dos Campeões entre o Dínamo Kiev e o Chelsea (0-0), disputado a 20 de outubro, na Ucrânia”, começa por referir o comunicado do Comité Disciplinar da UEFA.

Na mesma nota, o órgão disciplinar explica que o inquérito, cuja audiência será a 27 de outubro, surge por “comportamento racista, distúrbios dos adeptos e acessos bloqueados” durante o jogo de terça-feira, do grupo G da ‘Champions’.

O processo deverá ainda imagens vídeo cedidas pela organização Futebol Contra o Racismo na Europa’, em que alegadamente adeptos do Dínamo Kiev terão atacado quatro homens de raça negra, que se encontravam nas imediações do estádio.

Este ano o clube ucraniano já tinha sido multado em 15.000 euros pela UEFA devido a comportamento racista dos seus adeptos no jogo da Liga Europa frente ao Everton, bem como pelo lançamento de tochas e organização insuficiente.

O organismo do futebol europeu tinha também determinado o encerramento parcial do estádio na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, frente à Fiorentina.

O Dínamo Kiev visitará o FC Porto a 24 de novembro, na quinta jornada do grupo G, depois de as duas equipas terem empatado a 2-2, no jogo da primeira jornada, em Kiev.

O FC Porto lidera o grupo, com sete pontos, seguidos dos ucranianos, com cinco, e do Chelsea, com quatro, enquanto os israelitas do Maccabi Telavive ainda não pontuaram.