Grupos nacionalistas catalães manifestaram hoje a intenção de distribuir 30 mil bandeiras separatistas da Catalunha aos adeptos do FC Barcelona durante o jogo da Liga dos Campeões de futebol contra o BATE Borisov, na quarta-feira.

Os nacionalistas da Catalunha querem desta forma protestar contra a multa de 40 mil euros aplicada pela UEFA ao Barcelona, após a exibição de bandeiras independentistas pelos adeptos do clube catalão no jogo contra o Bayer Leverkusen, a 29 de setembro, que a equipa de Luis Enrique venceu por 2-1.

O Barcelona já tinha sido multado pela UEFA, pelo mesmo motivo, após a final da ‘Champions’ contra a Juventus, em Maio.

“Ninguém nos vai dizer onde e quanto nós, catalães, podemos exibir os nossos símbolos”, declarou Jordi Sanchez, presidente da Assembleia Nacional Catalã, uma organização pró-independência que em anos recentes organizou diversas manifestações pró-independência da Catalunha.

De acordo com a UEFA, o uso da bandeira viola os seus regulamentos, que proíbem “o uso de gestos, palavras, objetos ou outros meios de transmitir mensagens impróprias em eventos desportivos”, particularmente “mensagens de natureza política, ideológica, religiosa, ofensiva ou por natureza provocatória”.

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, ameaçou, por seu turno, processar a UEFA por violação do direito dos adeptos à liberdade de expressão.

Entretanto, a Comissão de Disciplina da UEFA veio já afastar a possibilidade de sancionar novamente o Barcelona em caso de exibição da ‘Estelada’ até que a Comissão de Recurso e o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de pronunciem sobre o recurso interposto pelo clube catalão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.