O Benfica venceu esta terça-feira o Galatasaray por 2-1, com golos de Jonas e Luisão, em partida da quarta jornada da Liga dos Campeões. A equipa portuguesa está em boa posição para atingir os oitavos de final da Champions.

Minuto 67, após ter fuzilado a baliza de Muslera, Luisão aponta para a palavra “respect” na sua camisola, pedindo respeito, depois de nas últimas semanas ter sido alvo de todas as críticas. Foi chamado de “velho” e de acabado para o futebol. Eis a resposta do capitão “encarnado” que para além do golo do triunfo frente ao Galatasaray, garantiu mais de um milhão de euros para os cofres da Luz.

Depois de ter sido derrotada na Turquia, a equipa “encarnada” devolveu o resultado e está cada vez mais perto dos oitavos-de-final. Os homens de Rui Vitória acabaram por patentear argumentos que mostram que a equipa é mais do que a que se viu em terras turcas, mas também permitiu vislumbrar as fragilidades defensivas, mostradas a nu na última fase do encontro, altura em que a turma da Luz, já estava reduzida a 10 unidades depois da expulsão de Gaitán.

Como que tirada a papel químico da exibição em Istambul, a equipa do Benfica entrou a todo o gás, cedo Gaitán começou por demonstrar a sua magia, num lance de génio em que o extremo argentino deixou para trás dois adversários e depois atirou por cima. Apesar de uma primeira parte em que esteve sempre por cima do jogo, ao conjunto benfiquista faltou eficácia. Já o Galatasaray esteve sempre encostado às cordas, sem demonstrar vontade em querer assumir as despesas do jogo.

A ineficácia do conjunto da casa esfumou-se logo aos 53 minutos, altura em que Jonas inaugurou o marcador e apontou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões, depois de uma assistência primorosa de Jardel, com a cabeça. Como que adormecido pela vantagem madrugadora da segunda-parte, o Benfica permitiu que o conjunto de Istambul fosse à procura do prejuízo, e tal como acontecera na jornada anterior na Turquia, Podolski voltou a fazer o gosto ao pé. Depois de um corte inadvertido de Luisão, a bola sobrou redondinha para o atacante alemão que com um remate potente restabeleceu a igualdade. Júlio César não teve hipóteses. Tinha durado pouco tempo a festa na Luz.

Sem se abalar, o Benfica voltou a partir para cima do adversário e foi sem surpresa que chegou novamente à vantagem que viria a ser definitiva. Depois de um canto de Gaitán, a bola por capricho sobrou para o “velho” capitão que com um míssil fez abanar as redes de Muslera, som que se fez ouvir em todo o estádio como se fosse o grito de Ipiranga do central “encarnado”.

Depois de nova vantagem, a eficácia desapareceu, já que o Benfica podia ter descansado os adeptos com um par de oportunidades flagrantes, primeiro num livre de Gaitán, e depois num falhanço de Jimenez depois de ter sido serviço de bandeja num toque de calcanhar do extremo argentino.

E como quem não marca…a “velha” história que parece ser transversal ao mundo do futebol, o Galatasaray podia ter chegado ao empate. Depois da expulsão de Gaitán, por acumulação de cartões amarelos, o Benfica viu-se aflito e os turcos desesperaram no fim por não terem conseguido um ponto na Luz. Já ao cair do pano, ao minuto 92, Yasin Öztekin, de baliza aberta não conseguiu fazer o golo de forma inacreditável. A vitória ficou garantida. O Benfica tem 9 pontos no grupo C e é líder, com mais dois pontos que o Atlético de Madrid.

A equipa de Rui Vitória e destaques individuais

Sem poder contar com Samaris castigado, Rui Vitória apostou em Talisca e André Almeida para o miolo. Apesar da acutilância ofensiva do jogador brasileiro, os destaques individuais pertencem a outras camisolas. Luisão naturalmente pelo golo que marcou, apesar de algumas desatenções defensivas; Gonçalo Guedes pela dinâmica que conferiu ao ataque “encarnado”. Está muito confiante e isso nota-se em campo. Nota de destaque para Jonas, que apontou o seu primeiro golo na Liga dos Campeões com a camisola do Benfica. Gaitán: O astro argentino apesar de ter sido expulso, teve lances de génio, colocando a cabeça em água a defensiva turca. Pecou apenas no último passe.