O FC Porto vai jogar, esta quarta-feira, pela primeira vez na história em Israel para as competições europeias. No entanto, há um elemento da comitiva portista que já foi muito feliz na terra santa, mais propriamente o treinador Julen Lopetegui.

Foi em Israel que o técnico basco viveu um dos momentos mais felizes da carreira de treinador. No dia 18 de junho de 2013, a seleção espanhola de sub-21 conquistou o título europeu depois de derrotar a Itália, por 4-2, com um golo de Isco e um hat-trick de Thiago Alcantara, competição em que a seleção de “nuestros hermanos” só conheceu o sabor do triunfo.

O palco de tão saborosa vitória foi o estádio Teddy Kollek, em Jerusalém, que se situa precisamente a 150 quilómetros de Haifa, cidade onde o conjunto azul-e-branco vai defrontar o Maccabi.

Curiosamente foi também em Telavive, Israel, cidade do próximo adversário de Julen Lopetegui e do FC Porto que se realizou o sorteio daquele Europeu de boa memória para o timoneiro espanhol.

Foi com a chegada à Invicta que Lopetegui pôde finalmente estrear-se nas competições europeias de clubes e logo na mais prestigiada, a Liga dos Campeões. Até ver, o registo do técnico basco é de grande nível: Oito vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (dia fatídico em Munique na partida em que os “dragões” foram esmagados por 6-1), das quais se destaca o enorme poder de fogo do conjunto azul e branco. Não houve uma partida em que os vice-campeões portugueses não marcaram fora.

Resultados de Julen Lopetegui na fase regular da Liga dos Campeões:

Época de 2014/2015:

Bate Borisov (Em casa) – 6-0

Shakhtar Donesk (fora) – 2-2

Ath. Bilbao (casa) – 2-1

Ath. Bilbao (fora) – 2-0

BATE Borisov (fora) – 3-0

Shakhtar Donetsk (casa) – 1-1

Basileia (fora) – 1-1

Basileia (casa) – 4-0

Bayern (casa) – 3-1

Bayern (fora) – 1-6

Época de 2015/2016

D.Kiev (fora) – 2-2

Chelsea (casa) – 2-1

Maccabi Tellavive (casa) – 2-0

O FC Porto desloca-se esta quarta-feira ao terreno do Maccabi, em partida da quarta jornada do grupo G.