As medidas de segurança vão triplicar para o jogo de terça-feira entre os espanhóis do FC Barcelona e os italianos da AS Roma, para a Liga dos Campeões de futebol, e as autoridades pedem paciência aos adeptos.

O reforço das medidas de segurança surge após os atentados sangrentos de 13 de novembro, em Paris, que causaram pelo menos 130 mortos, entre os quais dois portugueses, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico. Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e as imediações do Stade France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.

As portas do Camp Nou vão abrir três horas antes do início do jogo e as pessoas vão ser obrigadas a passar por controlos especiais. Algumas das áreas do clube catalão, nomeadamente o museu, vão permanecer fechadas ao público por prevenção.

O FC Barcelona lidera o Grupo E, com 10 pontos, seguido da Roma (2.º), com cinco. Os italianos somam mais um ponto do que os alemães do Bayer Leverkusen (3.º) e dois do que os bielorrussos do Bate Barisov (4.º).