Oito equipas, entre elas Benfica e FC Porto, estão em excelente posição para chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, após cinco jornadas, juntando-se a Real Madrid, Manchester City e Zenit.

Além de benfiquistas e portistas, Paris Saint-Germain, Manchester United, Atlético de Madrid, FC Barcelona, Bayern Munique e Chelsea são os conjuntos que devem ‘carimbar’ o ‘passaporte’, na ronda de terça e quarta-feira.

A Juventus, que só depende de si, e o Valência também podem entrar no lote dos apurados, enquanto o PSV Eindhoven, a Roma e o Olympiacos são candidatos ‘matemáticos’.

No Grupo A, quarta-feira, o Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e Pepe, está qualificado e o Paris Saint-Germain deverá seguir-lhe as pisadas, o que passa por bater em casa o Shakhtar, que já venceu em Donetsk por expressivos 3-0.

Quanto ao Grupo B, o regressado Manchester United qualifica-se batendo em casa o PSV, com o qual perdeu em Eindhoven por 2-1. Os Holandeses também podem seguir em frente, com um triunfo e um empate no CSKA Moscovo-Wolfsburgo.

O Benfica, que lidera o Grupo C, só depende de um triunfo em Astana, mas, mesmo perdendo, seguirá em frente desde que o Atlético de Madrid pontue na receção aos turcos do Galatasaray, também o resultado que os espanhóis precisam.

No Grupo D, a Juventus só depende de si, mas isso implica vencer em casa os já apurados ingleses do Manchester City, sendo que a ‘velha senhora’ também selará os ‘oitavos’ caso o Sevilha não vença fora o Borussia Mönchengladbach.

Quanto aos embates de terça-feira, o campeão em título FC Barcelona só necessita de empatar em casa com a Roma para seguir em frente, sendo que até a derrota dará, se o Bayer Leverkusen não vencer no reduto do BATE Borisov. Neste caso, os italianos também se qualificam no Grupo E.

No Grupo F, um empate, em Munique, sela o apuramento do Bayern Munique e do Olympiacos, de Marco Silva, mas o mais provável é que os alemães vençam e sigam sozinhos. Perdendo, os gregos precisariam que o Arsenal não vencesse em casa o Dínamo de Zagreb.

O FC Porto ‘manda’ no Grupo G e só necessita de empatar na receção ao Dinamo de Kiev, sendo que, vencendo, ajuda ainda mais o Chelsea, de José Mourinho, que, nesse cenário, passaria a necessitar apenas de um empate com o Maccabi, em Israel. Com uma igualdade no Dragão, os ingleses teriam de ganhar.

Finalmente, no Grupo H, o Zenit, de André Villas-Boas, já está nos ‘oitavos’, e o Valência, de Nuno Espírito Santo, pode ‘segui-lo’, mas, para isso, tem de vencer na Rússia e esperar que o Gent não triunfe na casa do Lyon.