Cristiano Ronaldo voltou aos golos e logo em dose dupla, depois de quase um mês sem marcar. O português esteve em destaque na vitória do Real Madrid sobre o sobre o Shakhtar Donetsk por 4-3, marcando dois golos e fazendo duas assistências para Carvajal (golaço) e Modric, num encontro em que os merengues dominaram do princípio ao fim. CR7 passou a liderar os marcadores da Champions com sete golos em cinco partidas. O Real Madrid "sara as feridas" da humilhação caseira sofrida no sábado ante o Barcelona e garante o primeiro lugar do Grupo A.

Este era o jogo ideal para recuperar a confiança da equipa, depois das derrotas com o Sevilha fora por 3-2 e com o Barcelona em casa por 4-0, em jogos da Liga Espanhola. Já apurado, o Real Madrid jogou em jeito de passeio e não teve dificuldades perante um Shakhtar que não mostrou tanta vontade de vencer como seria esperar, já que necessitava da vitória para ganhar vantagem na luta pelo 3º lugar (dá acesso à Liga Europa).

Relativamente ao descalabro de sábado, Benitez fez "cair" Keylor Navas, Danilo, Toni Kroos, James Rodriguez e Benzema do onze, que se juntaram aos lesionados Marcelo e Sergio Ramos. Uma verdadeira revolução no onze que contou com Pepe a titular e ainda Casemiro.

Logo aos dois minutos, Cristiano Ronaldo teve boa oportunidade para voltar aos golos após passe de Modric mas errou o alvo. Mas CR7 não era duas vezes seguidas e aos 18, foi o único a acreditar que uma correia de Bale poderia dar em qualquer coisa. O galês conseguiu cruzar para a área onde apareceu Ronaldo, sozinho, a desviar de cabeça para o 1-0. Era o regresso do português aos golos, quase um mês depois, ele que não marcava desde o dai 31 de outubro, frente aos Las Palmas.

Até ao intervalo não se verificou nada de extraordinário no jogo, a não ser algumas tímidas tentativas do Shakhtar em empatar. Destaque para a lesão de Varane, que foi substituído por Danilo.

O início do segundo tempo não poderia ser melhor para os espanhóis. Aos 50 minutos, Casemiro encontrou Ronaldo na área com um passe longo. O português esperou até colocar em Modric que atirou a contar, fazendo o 2-0. No minuto seguinte foi Pyatov a evitar novo tento de CR7. Mas o guarda-redes ucraniano nada poderia fazer aos 53 minutos. Ronaldo aguentou a bola na área, viu a entrada de Carvajal e soltou a bola na hora. O lateral recebeu, fez um túnel a Márcio Azevedo e com o pé esquerdo, fez um remate colocado, batendo Pyatov pela terceira vez.

Ronaldo, que nunca está satisfeito com o número de golos marcados, bisou no encontro aos 70 minutos, após nova boa jogada de Bale. O português, só a segunda, conseguiu bater o guarda-redes ucraniano.

Já com Kroos e Benzema em campo, os merengues tiraram o "pé do acelerador", relaxaram e permitiram grande recuperação do Shakthar Donetsk. Casemiro foi imprudente e derrubou Taison aos 77, dentro da área. Alex Teixeira aproveitou para bater Kiko Casilla, com o portero espanhol ainda a tocar no esférico. O segundo golo da turma ucraniana (que joga no Arena Lviv, casa emprestada), foi apontado aos 83 minutos e pertenceu a Dentinho. O brasileiro só teve de encostar com o peito, após canto. Estava completamente esquecido.

O relaxamento merengue seria castigado novamente aos 88 minutos, com novo golo do Shakthar, desta vez por Alex Teixeira, que teve todo o tempo do mundo na grande área antes de decidir por um remate colocado. Os ucranianos ainda tentaram o empate mas já não havia tempo para mais.

Ronaldo voltou aos golos e lidera a lista dos melhores marcadores da Liga dos Campeões com sete golos. O Real Madrid garante o primeiro lugar do grupo, à frente do PSG. Os de Rafa Benitez estiveram a vencer por 4-0 mas permitiram três golos aos ucranianos em três minutos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.