O Benfica voltou a fazer melhor do que o FC Porto na Liga dos Campeões em futebol, repetindo o que conseguira nas quatro vezes anteriores em que os dois clubes representaram a solo Portugal na fase de grupos.

Pela primeira vez neste duelo a dois, os ‘encarnados’ não fizeram mais pontos – somaram ambos 10, com os bicampeões a marcarem mais um golo (10-8 contra 9-8) –, mas conseguiram o mais importante, a qualificação para os oitavos de final, enquanto os ‘dragões’ foram ‘despromovidos’ à Liga Europa.

A formação de Rui Vitória selou o apuramento à quinta ronda, pelo que terça-feira só perdeu o primeiro lugar do Grupo C, ao cair na Luz perante o Atlético de Madrid (1-2), enquanto o FC Porto falhou hoje o triunfo no reduto do Chelsea (0-2), caindo do primeiro para o terceiro posto do Grupo G.

Desta forma, a tradição manteve-se, já que, nas quatro vezes anteriores em que os dois clubes tinham estado, a solo, em representação de Portugal, o Benfica tinha-se saído sempre melhor do que o FC Porto.

Os ‘encarnados’ somaram o terceiro apuramento, sendo que em 2005/06 e 2011/12 chegaram mesmo aos quartos de final, enquanto os ‘azuis e brancos’ ficaram pela quinta vez pelo caminho, nunca conseguindo chegar à fase a eliminar.

A primeira vez que benfiquistas e portistas foram as únicas equipas lusas na fase de grupos aconteceu em 1998/99, com as ‘águias’ a terminarem no segundo lugar do Grupo F, com oito pontos, e os ‘dragões’ em terceiro do A, com sete.

Apesar de ter sido segundo do seu agrupamento, atrás do Kaiserslautern, o conjunto do escocês Graeme Souness falhou os ‘quartos’ – ainda não havia ‘oitavos’ -, reservados aos seis vencedores dos grupos e aos dois melhores segundos.

Os dois conjuntos voltaram a juntar-se em 2005/06 e, num duelo de treinadores holandeses, o Benfica, de Ronald Koeman, foi muito melhor do que o FC Porto, de Co Adriaanse, último do seu grupo, mesmo atrás do Artmedia.

Os ‘encarnados’ ultrapassaram a primeira fase depois de um triunfo caseiro (2-1) que eliminou o Manchester United, de Cristiano Ronaldo, e, nos ‘oitavos’, superaram o detentor do cetro Liverpool (1-0 em casa e 2-0 fora) e só caíram nos ‘quartos’ perante o FC Barcelona, que se sagraria campeão.

Os dois clubes só voltaram a estar a sós, como emblemas lusos, em 2011/12 e a história foi muito idêntica, com os ‘encarnados’ – pela única vez na ‘era’ Jorge Jesus - a ‘brilharem’, repetindo a presença nos ‘quartos’.

A formação da Luz venceu, invicto, um grupo com Basileia, Manchester United e Otelul Galati, e superou o Zenit nos oitavos de final, para cair nos ‘quartos’ também face ao que viria a ser o campeão da Europa, o Chelsea.

Quanto ao FC Porto, voltou a falhar, sendo terceiro do seu grupo, atrás de APOEL Nicósia e Zenit e à frente do Shakhtar Donetsk. Tombou para a Liga Europa e caiu logo nos 16avos de final, face ao Manchester City (1-2 em casa e 0-4 fora).

Em 2013/14, o Benfica foi, uma vez mais, melhor do que o FC Porto na fase de grupos, mas mesmo somando o dobro dos pontos (10 contra cinco), ficou no ‘mesmo’ terceiro posto do respetivo agrupamento.

Ambos caíram na Liga Europa, com os lisboetas a chegarem até à final, para caírem no desempate por grandes penalidade perante o Sevilha, que, nos quartos de final, afastara os ‘dragões’ (0-1 fora e 4-1 em casa).

Desta vez, o Benfica selou o apuramento logo à quinta ronda, a mesma que comprometeu as aspirações portistas: bastava empatar na receção ao Dinamo de Kiev, mas os ucranianos venceram por 2-0 no Estádio do Dragão.

Na última ronda, enquanto os ‘encarnados’ caíram terça-feira do primeiro para o segundo posto do Grupo C, ao perderem por 2-1 na receção ao Atlético de Madrid, os ‘dragões’ tombaram da liderança para o terceiro lugar do Grupo G, ao caírem por 2-0 no reduto do Chelsea.