O confronto entre Juventus e Bayern Munique é o ‘prato forte’ dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, cujo sorteio realizado hoje foi favorável ao Benfica, ao colocar o Zenit São Petersburgo no seu caminho.

Além do embate entre italianos, finalistas vencidos da última edição, e alemães, destacam-se também as eliminatórias entre o FC Barcelona, detentor do troféu, e o Arsenal e entre o Paris Saint-Germain e o Chelsea, treinado pelo português José Mourinho.

O pentacampeão alemão Bayern, considerado um dos principais favoritos à conquista do título, procura voltar atingir a final da prova, que esta época será na cidade italiana de Milão, mas terá pela frente logo no arranque da fase a eliminar um dos adversários mais complicados que lhe poderiam calhar em sorte.

A Juventus apenas cedeu na época passada perante a 'máquina' catalã, perdendo por 3-1 a final disputada em Berlim, mas os transalpinos poderão pagar caro terem terminado atrás do Manchester City na fase de grupos e a caminhada poderá ser substancialmente mais curta nesta temporada.

O Barcelona, apoiado no trio atacante composto pelo argentino Lionel Messi, pelo brasileiro Neymar e pelo uruguaio Luis Suárez, procura tornar-se a primeira equipa a revalidar o título desde que a prova assumiu o formato de Liga dos Campeões.

A equipa londrina tem andado arredada dos grandes palcos europeus, tendo atingido pela primeira e única vez o jogo decisivo em 2006 (derrota por 2-1 frente ao Barcelona), mas a liderança do campeonato inglês é um bom ‘cartão de visita’ para o duelo com o campeão espanhol.

A história também parece repetir-se no confronto entre PSG e Chelsea, que se vão defrontar pela terceira vez consecutiva na fase eliminatória, com os londrinos a apurarem-se para as meias-finais em 2014 e os parisienses a levarem a melhor nos ‘oitavos’ na época passada.

O treinador português José Mourinho está a encontrar muitas dificuldades para recolocar os ‘blues’ no caminho do sucesso (16.º lugar no campeonato inglês), mas isso não impediu o triunfo no grupo G da ‘Champions’, graças à vitória por 2-0 no último jogo sobre o FC Porto, que atirou os portuenses para fora da prova.

O Real Madrid, recordista de títulos (10) e um dos grandes candidatos à conquista de mais um ‘cetro’, a par do rival FC Barcelona e do Bayern, contará com a veia goleadora do avançado português Cristiano Ronaldo para superar o duplo embate com a AS Roma.

Mais equilibrada deverá ser a eliminatória entre o Benfica e o Zenit, treinado pelo português André Villas-Boas, tal como o confronto entre os belgas do Gent, a grande surpresa da fase de grupos, na qual terminaram à frente do Valência e do Lyon, e os alemães do Wolfsburgo.

O sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon (Suíça), ditou também que o Atlético de Madrid, vencedor do agrupamento do Benfica e um dos mais fortes ‘outsiders’, meça forças com os holandeses do PSV Eindhoven, bem como o embate entre Manchester City e Dínamo de Kiev, um dos ‘carrascos’ do FC Porto.

Os jogos da primeira mão dos oitavos de final – nos quais os vencedores dos oito grupos atuam na condição de visitantes - estão marcados para 16, 17, 23 e 24 de fevereiro de 2016, enquanto os da segunda mão estão agendados para 08, 09, 15 e 16 de março.